Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37066
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MaxDeBarcelosNunes_tcc.pdf600,53 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de-
dc.contributor.authorNunes, Max de Barcelos-
dc.identifier.citationNUNES, Max de Barcelos. O uso de aplicativos e softwares como ferramenta pedagógica na aula de música: uma pesquisa com professores do Instituto Federal de Brasília. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos e o acesso aplicativos e softwares têm possibilitado, cada vez mais, o seu de celulares e computadores cyber em sala de aula, seja de forma direta como recurso pedagógico, seja como auxiliador em pesquisas no Cyber espaço. Esse contexto de comunicação e de novas tecnologias aliado ao seu emprego na Música estimularam o interesse desta pesquisa sobre o uso de aplicativos como ferramenta didática no ensino de música, objeto deste trabalho. Assim, o objetivo geral deste estudo visa conhecer de que forma os professores de música têm utilizado aplicativos e softwares como recurso pedagógico-musical em sala de aula no contexto de Educação Básica. Especificamente, a pesquisa pretendeu conhecer a formação musical e tecnológica dos professores; identificar quais aplicativos e softwares são utilizados por esses professores de música; descrever em que situações eles são utilizados e conhecer quais atividades são desenvolvidas com esses recursos. O trabalho de geração de dados foi efetivado por meio de duas entrevistas com professores de música que trabalham com aplicativos e softwares no ensino de música no Instituto Federal de Brasília onde atuam. A pesquisa aponta que os futuros professores de música devem ter em seu currículo uma maior experiência com a tecnologia musical, para que eles se sintam mais confiantes em aplicá-la em sala de aula. Nesse sentido, os professores terão ainda que ter uma constante formação continuada, pois a tecnologia é dinâmica e se modifica muito rapidamente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordSoftware educacionalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.titleO uso de aplicativos e softwares como ferramenta pedagógica na aula de música : uma pesquisa com professores do Instituto Federal de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T15:32:01Z-
dc.date.available2023-12-12T15:32:01Z-
dc.date.submitted2023-05-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37066-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.