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Título: Reforma do ensino médio e BNCC-EM à luz da Teoria Histórico-Crítica de Demerval Saviani
Autor(es): Lima, Lucas Marques Ferreira
Orientador(es): Almeida, Jéssica de
Assunto: Novo Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 12-Dez-2023
Referência: LIMA, Lucas Marques Ferreira. Reforma do ensino médio e BNCC-EM à luz da Teoria Histórico-Crítica de Demerval Saviani. 2023. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tematiza a Reforma do Ensino Médio, mais especificamente, objetiva verificar em que medida as ideias da Pedagogia Histórico-crítica se aproximaram ou se distanciaram dos documentos que embasaram e materializaram a Reforma do Ensino Médio. Para isso, se propôs a estudar os referenciais que subsidiaram a Reforma do Ensino Médio e pontuar possíveis contribuições da Pedagogia Histórico-crítica para o currículo. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa documental, estudada por meio de uma análise de conteúdo usando Bardin. Os resultados apontam para um agravante das condições, já precárias, nos vários âmbitos educacionais como formação, discência e docência. As contribuições da Pedagogia Histórico-crítica convergem para uma visão diametralmente oposta dos rumos da educação atual, com intuito de transformação radical do ethos educacional. O Novo Ensino Médio, aliado à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, representa a recomposição dos mecanismos de manutenção das classes dominantes com a flexibilização do currículo norteado por competências, itinerários formativos e projeto de vida. Um ensino pseudo-científico e anti-democrático composto majoritariamente por elementos da pedagogia nova e tecnicista.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.
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