Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Jéssica de | - |
dc.contributor.author | Lima, Lucas Marques Ferreira | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Lucas Marques Ferreira. Reforma do ensino médio e BNCC-EM à luz da Teoria Histórico-Crítica de Demerval Saviani. 2023. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tematiza a Reforma do Ensino Médio, mais especificamente, objetiva
verificar em que medida as ideias da Pedagogia Histórico-crítica se aproximaram ou se
distanciaram dos documentos que embasaram e materializaram a Reforma do Ensino
Médio. Para isso, se propôs a estudar os referenciais que subsidiaram a Reforma do
Ensino Médio e pontuar possíveis contribuições da Pedagogia Histórico-crítica para o
currículo. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa documental, estudada por meio
de uma análise de conteúdo usando Bardin. Os resultados apontam para um agravante
das condições, já precárias, nos vários âmbitos educacionais como formação, discência
e docência. As contribuições da Pedagogia Histórico-crítica convergem para uma visão
diametralmente oposta dos rumos da educação atual, com intuito de transformação
radical do ethos educacional. O Novo Ensino Médio, aliado à Base Nacional Comum
Curricular do Ensino Médio, representa a recomposição dos mecanismos de manutenção
das classes dominantes com a flexibilização do currículo norteado por competências,
itinerários formativos e projeto de vida. Um ensino pseudo-científico e anti-democrático
composto majoritariamente por elementos da pedagogia nova e tecnicista. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.title | Reforma do ensino médio e BNCC-EM à luz da Teoria Histórico-Crítica de Demerval Saviani | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T14:36:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12T14:36:51Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37063 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|