Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasMarquesFerreiraLima_tcc.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Jéssica de-
dc.contributor.authorLima, Lucas Marques Ferreira-
dc.identifier.citationLIMA, Lucas Marques Ferreira. Reforma do ensino médio e BNCC-EM à luz da Teoria Histórico-Crítica de Demerval Saviani. 2023. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tematiza a Reforma do Ensino Médio, mais especificamente, objetiva verificar em que medida as ideias da Pedagogia Histórico-crítica se aproximaram ou se distanciaram dos documentos que embasaram e materializaram a Reforma do Ensino Médio. Para isso, se propôs a estudar os referenciais que subsidiaram a Reforma do Ensino Médio e pontuar possíveis contribuições da Pedagogia Histórico-crítica para o currículo. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa documental, estudada por meio de uma análise de conteúdo usando Bardin. Os resultados apontam para um agravante das condições, já precárias, nos vários âmbitos educacionais como formação, discência e docência. As contribuições da Pedagogia Histórico-crítica convergem para uma visão diametralmente oposta dos rumos da educação atual, com intuito de transformação radical do ethos educacional. O Novo Ensino Médio, aliado à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, representa a recomposição dos mecanismos de manutenção das classes dominantes com a flexibilização do currículo norteado por competências, itinerários formativos e projeto de vida. Um ensino pseudo-científico e anti-democrático composto majoritariamente por elementos da pedagogia nova e tecnicista.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.titleReforma do ensino médio e BNCC-EM à luz da Teoria Histórico-Crítica de Demerval Savianipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T14:36:51Z-
dc.date.available2023-12-12T14:36:51Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37063-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.