Título: | Análise de uma proposta metodológica à luz do ensino comunicativo |
Autor(es): | Pereira, David Silva |
Orientador(es): | Carayannis, Rosilei Justiniano |
Assunto: | Aprendizagem ativa Processo educativo Língua espanhola - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 17-Jul-2023 |
Data de publicação: | 11-Dez-2023 |
Referência: | PEREIRA, David Silva. Análise de uma proposta metodológica à luz do ensino comunicativo. 2023. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este estudo tem como pontos principais a análise das atividades do material didático
Nuevo Prisma – Libro del Alumno/Profesor – Nivel A1, buscando verificar se o
mesmo está em consonância com os preceitos propostos pelo ensino comunicativo
de línguas e, especialmente, no que se refere ao protagonismo do aluno no
processo de ensino-aprendizagem, na aquisição do conhecimento de forma
contextualizada e com uma aprendizagem significativa. Os objetivos específicos
deste estudo são: 1) Verificar em que medida as explicações e as orientações
referentes às unidades didáticas do livro do professor auxiliam o docente a pôr em
prática o ensino comunicativo de espanhol como língua estrangeira, com ênfase em
uma aprendizagem significativa. 2) Verificar se as atividades e orientações didáticas
colaboram para uma participação ativa dos alunos. O método de pesquisa utilizado
neste estudo é o de pesquisa exploratória e bibliográfica. Além disso, optou-se por
utilizar a pesquisa qualitativa, por se tratar de um trabalho de conclusão de curso,
permitindo uma análise mais individual do objeto de estudo. O estudo concluiu que o
material didático não está totalmente de acordo com os princípios da abordagem
comunicativa, e incentiva pouco a participação ativa e significativa do aluno. |
Resumén: | Este estudio tiene como objetivos principales el análisis de las actividades del
material didáctico Nuevo Prisma – Libro del Alumno/Profesor – Nivel A1, buscando
verificar si está en conformidad con los principios propuestos por la enseñanza
comunicativa de lenguas y, especialmente, en relación al protagonismo del
estudiante en el proceso de enseñanza-aprendizaje, en la adquisición de
conocimientos de manera contextualizada y con un aprendizaje significativo. Los
objetivos específicos de este estudio son: 1) Comprobar en qué medida las
explicaciones y orientaciones referentes a las unidades didácticas del libro del
profesor ayudan al docente a poner en práctica la enseñanza comunicativa del
español como lengua extranjera, con énfasis en el aprendizaje significativo. 2)
Comprobar si las actividades y orientaciones didácticas colaboran para una
participación activa de los alumnos. El método de investigación utilizado en este
estudio es la investigación exploratoria y bibliográfica. Además, optamos por utilizar
la investigación cualitativa, ya que es un trabajo de conclusión de curso, lo que
permite un análisis más individual del objeto de estudio. El estudio concluyó que el
material didáctico no está totalmente de acuerdo con los principios del enfoque
comunicativo, y estimula poco la participación activa y significativa de los
estudiantes. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.