Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37034
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DavidSilvaPereira_tcc.pdf9,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de uma proposta metodológica à luz do ensino comunicativo
Autor(es): Pereira, David Silva
Orientador(es): Carayannis, Rosilei Justiniano
Assunto: Aprendizagem ativa
Processo educativo
Língua espanhola - estudo e ensino
Data de apresentação: 17-Jul-2023
Data de publicação: 11-Dez-2023
Referência: PEREIRA, David Silva. Análise de uma proposta metodológica à luz do ensino comunicativo. 2023. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo tem como pontos principais a análise das atividades do material didático Nuevo Prisma – Libro del Alumno/Profesor – Nivel A1, buscando verificar se o mesmo está em consonância com os preceitos propostos pelo ensino comunicativo de línguas e, especialmente, no que se refere ao protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, na aquisição do conhecimento de forma contextualizada e com uma aprendizagem significativa. Os objetivos específicos deste estudo são: 1) Verificar em que medida as explicações e as orientações referentes às unidades didáticas do livro do professor auxiliam o docente a pôr em prática o ensino comunicativo de espanhol como língua estrangeira, com ênfase em uma aprendizagem significativa. 2) Verificar se as atividades e orientações didáticas colaboram para uma participação ativa dos alunos. O método de pesquisa utilizado neste estudo é o de pesquisa exploratória e bibliográfica. Além disso, optou-se por utilizar a pesquisa qualitativa, por se tratar de um trabalho de conclusão de curso, permitindo uma análise mais individual do objeto de estudo. O estudo concluiu que o material didático não está totalmente de acordo com os princípios da abordagem comunicativa, e incentiva pouco a participação ativa e significativa do aluno.
Resumén: Este estudio tiene como objetivos principales el análisis de las actividades del material didáctico Nuevo Prisma – Libro del Alumno/Profesor – Nivel A1, buscando verificar si está en conformidad con los principios propuestos por la enseñanza comunicativa de lenguas y, especialmente, en relación al protagonismo del estudiante en el proceso de enseñanza-aprendizaje, en la adquisición de conocimientos de manera contextualizada y con un aprendizaje significativo. Los objetivos específicos de este estudio son: 1) Comprobar en qué medida las explicaciones y orientaciones referentes a las unidades didácticas del libro del profesor ayudan al docente a poner en práctica la enseñanza comunicativa del español como lengua extranjera, con énfasis en el aprendizaje significativo. 2) Comprobar si las actividades y orientaciones didácticas colaboran para una participación activa de los alumnos. El método de investigación utilizado en este estudio es la investigación exploratoria y bibliográfica. Además, optamos por utilizar la investigación cualitativa, ya que es un trabajo de conclusión de curso, lo que permite un análisis más individual del objeto de estudio. El estudio concluyó que el material didáctico no está totalmente de acuerdo con los principios del enfoque comunicativo, y estimula poco la participación activa y significativa de los estudiantes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Espanhol



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.