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Título: Novo livro, novo leitor : tecnologias aplicadas à leitura
Autor(es): Vechi, Bernardo Dionízio
Mignot, Fernanda Alves
Orientador(es): Suaiden, Emir José
Assunto: Livros e leitura
Livros eletrônicos
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 8-Dez-2011
Data de publicação: 8-Jun-2012
Referência: VECHI, Bernardo Dionízio; MIGNOT, Fernanda Alves. Novo livro, novo leitor: tecnologias aplicadas à leitura. 2011. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Trata da evolução da escrita e seus suportes, e do comportamento dos leitores ao longo da História. Foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, e uma pesquisa de campo para identificação de perfis e aspectos do leitor no decorrer da trajetória escrita. O objetivo do trabalho, então, deve-se primordialmente a identificação e análise das características observadas no perfil do novo leitor, traçado na pesquisa realizada. Tais características puderam ser mais bem delimitadas através do estudo do impacto das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade, e das transformações nas maneiras de agir e interagir com a informação, impulsionadas pelos ambientes virtuais e o e-book. O método utilizado para a pesquisa de campo foi a aplicação de um questionário a leitores que já possuíssem familiaridade com ferramentas virtuais. Foi identificado o perfil do novo leitor encontrado na revisão de literatura, e houve novos resultados que trouxeram informações relevantes a cerca das preferências de suporte do novo leitor, e de suas expectativas diante da questão que envolve o fim do livro impresso. As principais conclusões alcançadas com o presente estudo foram de que, mesmo nos leitores mais jovens e familiarizados com ambientes de leitura virtuais, a preferência de suporte de leitura ainda é o livro tradicional. E que a crença sobre o destino do mesmo é, em sua maioria, tomada por opiniões que acreditam na sobrevivência do mesmo.
Abstract: Deals with the evolution of writing and their supports, as well the behavior of the readers throughout History. A review of literature on the subject, and a field study to identify aspects of reader profiles in the course of history writing. This study, then, should be primarily the identification and analysis of the characteristics observed in the profile of the new reader, outlined in research. Such features could be better defined by studying the impact of New Information Technologies and Communication in society, and changes in ways of acting and interacting with information, driven by virtual environments and e- book. The method used for field research was the application of a questionnaire for readers who already are familiar with virtual tools. It identified the profile of the new reader found in the literature review, and there were new results containing relevant information about the new reader’s support preferences, and their expectations about the issue involving the end of the paper book. The main conclusions reached in this study were that, even in younger readers familiar with virtual environments, the preference of reading is still the traditional book. And that belief about the fate of the book is mostly taken by opinions that believe in the survival of the same.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2011.
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