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2021_BeatrizMachadoDeOliveiraSilva_JoaoPauloRodrigues_tcc.pdf2,62 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorZaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar-
dc.contributor.authorSilva, Beatriz Machado de Oliveira-
dc.contributor.authorRodrigues, João Paulo-
dc.identifier.citationSILVA, Beatriz Machado de Oliveira; RODRIGUES, João Paulo. A implementação do sistema de logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos da linha verde no Distrito Federal. 2021. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Logística Reversa dos eletroeletrônicos como instrumento de desenvolvimento econômico e social previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS - Lei 12.305/2010, teve seu marco a partir da celebração do Acordo Setorial para o setor de eletroeletrônicos de uso doméstico, em 2019, e com a publicação do Decreto 10.240/2020 que estabelece as normas para a implementação. O presente trabalho objetivou identificar as barreiras que influenciam na implementação da logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos da linha verde no Distrito Federal. Desse modo foram identificados os principais atores-chave que atuam na implementação da logística reversa no Distrito Federal, a partir da identificação foi utilizado um questionário do tipo likert para a obtenção da percepção desses atores quantos as barreiras já identificadas na literatura, os dados do tipo likert foram tratados no programa R e as questões abertas foram analisadas a partir da técnica de análise de Bardin. A partir da pesquisa realizada identificou-se que há barreiras que influenciam no processo de implementação da LR, com destaque para: i)barreira financeira; ii)barreira de infraestrutura; iii) barreira legal ou política e; iv)barreira relacionada ao processo da cadeia de suprimentos e ao produto. As principais barreiras que mostraram estar superadas foram: i) barreira tecnológica e ii) barreira cultural. No Distrito Federal os desdobramentos dos avanços do Acordo Setorial e do Decreto 10.240/2020 possibilitou a assinatura do Acordo de Cooperação de logística reversa de eletroeletrônicos, tal documento vem corroborar com o trabalho que já vem sendo feito por iniciativas tanto públicas como privadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLogística reversapt_BR
dc.subject.keywordLixo eletrônicopt_BR
dc.titleA implementação do sistema de logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos da linha verde no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T13:54:00Z-
dc.date.available2023-12-07T13:54:00Z-
dc.date.submitted2021-11-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37009-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The reverse logistics of electronics as an instrument of economic and social development provided for in the National Solid Waste Policy - PNRS - Law 12,305/2010, had its milestone from the signing of the Sectoral Agreement for the household electrical and electronics sector, in 2019, and with the publication of Decree 10.240/2020 that establishes the rules for implementation. This study aimed to identify the barriers that influence the implementation of reverse logistics of electronic waste from the green line in the Federal District. In this way, the main key actors involved in the implementation of reverse logistics in the Federal District were identified. From the identification, a Likert-type questionnaire was used to obtain the perception of these actors regarding the barriers already identified in the literature, the data of the type likert were treated in the R program and the open questions were analyzed using the Bardin analysis technique. From the research carried out, it was identified that there are barriers that influence the LR implementation process, with emphasis on: i) financial barrier; ii) infrastructure barrier; iii) legal or political barrier and; iv) barrier related to the supply chain process and the product. The main barriers that proved to be overcome were: i) technological barrier and ii) cultural barrier. In the Federal District, the unfolding of advances in the Sectoral Agreement and Decree 10240/2020 made it possible to sign the Cooperation Agreement on reverse logistics for electronics, this document corroborates the work that has already been done by both public and private initiatives.pt_BR
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