Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36997
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasRaphaelFerreiraDeMiranda_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Feedbacks formativos e motivacionais em uma disciplina de Introdução à Computação
Autor(es): Miranda, Lucas Raphael Ferreira de
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Ambientes virtuais de aprendizagem
Software educacional
Ensino auxiliado por computador
Data de apresentação: 17-Jan-2023
Data de publicação: 7-Dez-2023
Referência: MIRANDA, Lucas Raphael Ferreira de. Feedbacks formativos e motivacionais em uma disciplina de Introdução à Computação. 2023. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A alta taxa de reprovação das disciplinas de ensino introdutório de programação é um desafio presente no Brasil e em várias universidades do mundo, incluindo a Universidade de Brasília com a disciplina Introdução à Ciência da Computação. Neste contexto, esse artigo possui como objetivo principal, a implementação de feedbacks elaborados e personalizados para os estudantes ao realizarem as listas de exercícios que a ementa da disciplina prevê, apresentando, assim, um progresso no desenvolvimento do plugin Assistente de Programação Introdutória (AsPIn). Os feedbacks foram validados com alunos da Universidade de Brasília no segundo semestre de 2022. Na pesquisa final, 87,5% do grupo concordou com a eficácia do feedback elaborado em seu desempenho na disciplina.
Abstract: The high failure rate of introductory programming courses is a challenge present in Brazil and in several universities around the world including the University of Brasília with the Introduction to Computer Science course. In this context, this article has as its main objective the implementation of elaborated and personalized feedback for the students when they carryout the lists of exercises that the subject’s syllabus foresees, thus presenting a progress in the development of the Programming Assistant Introductory plugin (AsPIn). The feedback were validated with students from the University of Brasília in the second half of 2022. In the final survey 87.5% of the group agreed with the effectiveness of the elaborated feedback on their performance in the discipline.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.