Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36997
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasRaphaelFerreiraDeMiranda_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorHolanda, Maristela Terto de-
dc.contributor.authorMiranda, Lucas Raphael Ferreira de-
dc.identifier.citationMIRANDA, Lucas Raphael Ferreira de. Feedbacks formativos e motivacionais em uma disciplina de Introdução à Computação. 2023. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA alta taxa de reprovação das disciplinas de ensino introdutório de programação é um desafio presente no Brasil e em várias universidades do mundo, incluindo a Universidade de Brasília com a disciplina Introdução à Ciência da Computação. Neste contexto, esse artigo possui como objetivo principal, a implementação de feedbacks elaborados e personalizados para os estudantes ao realizarem as listas de exercícios que a ementa da disciplina prevê, apresentando, assim, um progresso no desenvolvimento do plugin Assistente de Programação Introdutória (AsPIn). Os feedbacks foram validados com alunos da Universidade de Brasília no segundo semestre de 2022. Na pesquisa final, 87,5% do grupo concordou com a eficácia do feedback elaborado em seu desempenho na disciplina.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordSoftware educacionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleFeedbacks formativos e motivacionais em uma disciplina de Introdução à Computaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T11:05:03Z-
dc.date.available2023-12-07T11:05:03Z-
dc.date.submitted2023-01-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36997-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The high failure rate of introductory programming courses is a challenge present in Brazil and in several universities around the world including the University of Brasília with the Introduction to Computer Science course. In this context, this article has as its main objective the implementation of elaborated and personalized feedback for the students when they carryout the lists of exercises that the subject’s syllabus foresees, thus presenting a progress in the development of the Programming Assistant Introductory plugin (AsPIn). The feedback were validated with students from the University of Brasília in the second half of 2022. In the final survey 87.5% of the group agreed with the effectiveness of the elaborated feedback on their performance in the discipline.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.