Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36990
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielaLissarassaWeber_tcc.pdf43,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Portal Hemovida : uma ferramenta centrada no usuário sobre a doação de sangue no Brasil
Autor(es): Weber, Gabriela Lissarassa
Orientador(es): Souto, Virgínia Tiradentes
Assunto: Doadores de sangue
Design centrado no usuário
Usabilidade de interface
Aplicativo - design
Data de apresentação: 18-Jul-2023
Data de publicação: 6-Dez-2023
Referência: WEBER, Gabriela Lissarassa. Portal Hemovida: uma ferramenta centrada no usuário sobre a doação de sangue no Brasil. 2023. 194 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma plataforma online para agendamento e ensino sobre doação de sangue no Brasil, utilizando uma abordagem centrada no usuário. Tendo em vista a necessidade do voluntariado na manutenção dos estoques de sangue, o projeto utilizou técnicas de investigação e coleta de dados que aumentassem as chances de usuários se tornarem doadores. Para isso realizou-se pesquisas do mercado, assim como um questionário com o público-alvo, para entender as reais necessidades, angustias e sentimentos do usuário. A partir disso, uma série de ferramentas, como card sorting, personas e design system, foram desenvolvidas e utilizadas para criar uma plataforma amigável ao usuário, que atingisse suas expectativas e fosse simples de navegar. O produto gerado por este trabalho, solidamente desenvolvido a partir do design focado no usuário, deve ser continuamente aperfeiçoado, buscando novos patamares de cumprimento dos objetivos.
Abstract: The present work aims to develop an online platform for scheduling and teaching about blood donation in Brazil, using a user-centered approach. In view of the need of volunteering for the maintenance of blood stock, the project used techniques of investigation and dada collection that raised the chances of users becoming donors. For this a market-research was made, alongside a questionnaire with the target audience, to better understand the user’s needs, troubles, and feelings. From there, a series of techniques, such as card sorting, personas, and design system, were developed and used to create a user-friendly platform, that reached their expectations and was simple to navigate. The product created by this project, solidly developed from a user-centered design, must be continually improved, seeking new levels of objective’s achievements.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.