Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36982
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MairaAparecidaDaSilva_tcc.pdf3,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ligações clandestinas em redes de distribuição elétrica : aspectos técnicos, econômicos e de segurança
Autor(es): Silva, Maíra Aparecida da
Orientador(es): Silva, Alcides Leandro da
Assunto: Energia elétrica - distribuição
Serviços de eletricidade
Data de apresentação: 8-Dez-2020
Data de publicação: 6-Dez-2023
Referência: SILVA, Maíra Aparecida da. Ligações clandestinas em redes de distribuição elétrica: aspectos técnicos, econômicos e de segurança. 2020. 93 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: No processo de distribuição e utilização da energia elétrica, as ligações integram as etapas fundamentais para a realização segura da instalação. A segurança nesse processo advém das atividades profissionais autorizadas com base em procedimentos técnicos. Na contra mão da regularidade, há instalações que criam situações de risco, para o próprio usuário e para as instalações da rede elétrica, sobretudo praticadas sem o consentimento das concessionárias.Surgem, dessa forma, as ligações clandestinas, às vezes classificadas como “gatos” e “gambiarras”. Com finalidades diversas, ora para reduzir intencionalmente o valor das faturas, ora motivadas por condições econômico-financeiras precárias, as ligações clandestinas geram perdas no sistema elétrico e dão origem a riscos de incêndio e choques elétricos. Geram, portanto, desperdícios no consumo de energia, colaboram para que os serviços das concessionárias sejam mais caros e criam um problema de abrangência nacional e internacional, com consequências sociais, econômicas, jurídicas, e de segurança.Diferentemente de processos que causam perdas elétricas naturais que requerem constante manutenção, os problemas das ligações clandestinas geram situações complexas que dificultam o combate a essas práticas ilegais. Estima-se que, historicamente, as ligações clandestinas na rede de distribuição de energia são responsáveis por uma perda total em torno de 15% da energia das distribuidoras. Nesse cenário, este trabalho buscou entender as principais motivações que levam pessoas a realizar ligações clandestinas e o impacto gerado aos sistemas elétricos, com as perdas econômicas e com a segurança, constatando-se que essas ligações apontam para as práticas ilegais visando benefícios próprios por meio de ato criminoso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.