Título: | Inventário da realidade x projeto político pedagógico : aproximações possíveis e distinções impossíveis |
Autor(es): | Abreu Neto, José Ricardo de Moraes Veiga Nogueira, Simone Soares |
Orientador(es): | Oliveira, Roni Ivan Rocha de |
Coorientador(es): | Rocha, Eliene Novaes |
Assunto: | Educação rural Projeto político-pedagógico Escola rural |
Data de apresentação: | 26-Jul-2023 |
Data de publicação: | 6-Dez-2023 |
Referência: | ABREU NETO, Ricardo; NOGUEIRA, Simone Soares. Inventário da realidade x projeto político pedagógico: aproximações possíveis e distinções impossíveis. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho examina a relação entre o inventário da realidade das escolas do campo e o projeto político-pedagógico - PPP comum a todas as Unidades Escolares de Educação Básica, destacando as aproximações possíveis e as distinções impossíveis entre esses dois instrumentos essenciais para o desenvolvimento da Educação do Campo. O inventário da realidade consiste em um levantamento detalhado das características e necessidades dessas escolas, contemplando aspectos como a infraestrutura, recursos didáticos, perfil dos estudantes, envolvimento da comunidade e questões socioeconômicas. O projeto político-pedagógico, por sua vez, é uma ferramenta fundamental e obrigatória para o planejamento e gestão das escolas. Ele estabelece os princípios, objetivos, metas e ações necessárias para a concretização de uma proposta educacional que deve ser coerente com a realidade local e com as demandas da comunidade. As aproximações possíveis entre o inventário da realidade e o projeto político-pedagógico residem na necessidade de ambos se embasarem em uma compreensão profunda e abrangente da realidade das escolas do campo e seus atores. A partir de uma análise documental comparativa de uma amostragem de 9escolas do campo do DF e seus Inventários da Realidade e PPP. Assim, as aproximações possíveis entre eles garantem a fundamentação e a pertinência das ações educativas, enquanto as distinções impossíveis destacam a complementaridade e a dinamicidade desses dois elementos essenciais para o desenvolvimento educacional no campo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
???metadata.dc.source???: | Inventário da Realidade; |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.