Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Roni Ivan Rocha de | - |
dc.contributor.author | Abreu Neto, José Ricardo de Moraes Veiga | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Simone Soares | - |
dc.identifier.citation | ABREU NETO, Ricardo; NOGUEIRA, Simone Soares. Inventário da realidade x projeto político pedagógico: aproximações possíveis e distinções impossíveis. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho examina a relação entre o inventário da realidade das escolas do campo e o projeto político-pedagógico - PPP comum a todas as Unidades Escolares de Educação Básica, destacando as aproximações possíveis e as distinções impossíveis entre esses dois instrumentos essenciais para o desenvolvimento da Educação do Campo. O inventário da realidade consiste em um levantamento detalhado das características e necessidades dessas escolas, contemplando aspectos como a infraestrutura, recursos didáticos, perfil dos estudantes, envolvimento da comunidade e questões socioeconômicas. O projeto político-pedagógico, por sua vez, é uma ferramenta fundamental e obrigatória para o planejamento e gestão das escolas. Ele estabelece os princípios, objetivos, metas e ações necessárias para a concretização de uma proposta educacional que deve ser coerente com a realidade local e com as demandas da comunidade. As aproximações possíveis entre o inventário da realidade e o projeto político-pedagógico residem na necessidade de ambos se embasarem em uma compreensão profunda e abrangente da realidade das escolas do campo e seus atores. A partir de uma análise documental comparativa de uma amostragem de 9escolas do campo do DF e seus Inventários da Realidade e PPP. Assim, as aproximações possíveis entre eles garantem a fundamentação e a pertinência das ações educativas, enquanto as distinções impossíveis destacam a complementaridade e a dinamicidade desses dois elementos essenciais para o desenvolvimento educacional no campo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola rural | pt_BR |
dc.title | Inventário da realidade x projeto político pedagógico : aproximações possíveis e distinções impossíveis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T11:26:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T11:26:50Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36972 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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dc.source | Inventário da Realidade; | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Rocha, Eliene Novaes | - |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
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