Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3696
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LuizEduardoMakloufCarvalho.pdf6,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de jogos digitais como objetos de aprendizagem no ensino de artes visuais
Autor(es): Carvalho, Luiz Eduardo Barbalho Maklouf
Orientador(es): Nóbrega, Christus Menezes da
Assunto: Arte - estudo e ensino
Jogos educativos
Objetos de aprendizagem
Data de apresentação: 27-Jun-2011
Data de publicação: 6-Jun-2012
Referência: CARVALHO, Luiz Eduardo Barbalho Maklouf. Desenvolvimento de jogos digitais como objetos de aprendizagem no ensino de artes visuais. 2011. 35 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho consiste no desenvolvimento de objetos de aprendizagem do tipo “jogo” para o ensino de Teoria e História da Arte. A ideia para este tema surgiu a partir de observações das aulas de artes visuais realizadas em escolas públicas do DF. Tais observações fizeram parte do programa das disciplinas de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Artes Plásticas da Universidade de Brasília. O desinteresse demonstrado pelos alunos, o material didático ineficiente e o não aproveitamento de recursos tecnológicos durante as aulas são alguns fatores que evidenciam a necessidade de uma nova abordagem didática. O uso de jogos como objetos de aprendizagem possui potencial para iniciar a mudança desse cenário, pois propõe o aprendizado por meio de recursos lúdicos criados dentro de um ambiente digital que não é estranho aos estudantes. Além do desenvolvimento de jogos para o ensino de teoria e história da arte, este trabalho irá apresentar o estado da arte dos objetos de aprendizagem no Brasil, abordar a importância do fator lúdico na aprendizagem e propor diretrizes para a criação de jogos digitais educacionais na área de artes visuais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons