Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36962
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AlexandreAlissonPereiraLima_tcc.pdf3,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Teratógenos das formas : a influência psicológica que molda nossos avatares
Autor(es): Lima, Alexandre Álisson Pereira
Orientador(es): Gutierrez Paredes, Miguel Eduardo
Cardoso, Raphael Moura
Assunto: Modelagem 3D
Impressão Tridimensional (3D)
Psicologia das formas
Data de apresentação: 7-Fev-2023
Data de publicação: 1-Dez-2023
Referência: LIMA, Alexandre Álisson Pereira. Teratógenos das formas: a influência psicológica que molda nossos avatares. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Problemas psicológicos e físicos podem causar aflições em qualquer pessoa. Em alguns casos as consequências nos tornam diferentes, nos modificam. O mesmo ocorre em nosso dia a dia por causa da forma de escolher e comer os alimentos, resultando em mudanças físicas diretas e indiretas em nossos corpos por consequência desse estilo de vida. Dito isso, é possível afirmar que as nossas características físicas e/ou forma podem vir de resultados tanto psicológicos, habituais e/ou hormonais, tendo apenas a percepção dessas formas quando elas externalizam. Entretanto, como podemos externalizar o que não pode ser percebido diretamente? Como expor o que não pode ser percebido internamente em formas, sem precisar aguardar as consequências? Além disso, diariamente somos expostos a milhares de estímulos visuais com o fim de serem percebidos de maneira psicológica, que são efetivos em nossas tomadas de decisões, mudanças de humor e até influências biológicas, através da atenção endógena e exógena (POSNER, 1975; SNYDER, 1980). Para demonstrar ao espectador a importância que seu subconsciente tem no poder de influenciar a sua forma, foi escolhido realizar interpretações artísticas criadas a partir do estudo de alguns dos maiores casos clássicos da psicologia. Adicionalmente estudou-se as técnicas e artes dos autores H. R. Giger e Zdzisław Beksiński para aplicar este conjunto de estudos na implementação de personagens conceituais em 3D no software Maxon, ZBrush e consequentemente a sua implementação por meio de impressão 3D. Tudo isto seria o resultado do desenvolvimento de uma técnica de modelagem 3D que aplica ditas emoções em avatares/personas que as representam. Nesse contexto, este trabalho foi feito com inspiração na mente subconsciente, no potencial que a psique humana e o não percebido tem de remodelar os seres. Isto poderia ajudar a levantar questões sobre nós mesmos relacionadas à nossa capacidade de resultar em formas diferentes sobre todas as influências que passarão em nossas vidas.
Abstract: Psychological and physical problems can cause distress in anyone. In some cases the consequences make us different, change us. The same happens in our daily lives because of the way we choose and eat food, caused by direct and indirect physical changes in our bodies as a result of this lifestyle. That said, it is possible to state that our physical characteristics and/or shape can come from both psychological, habitual and/or hormonal results, having only the perception of these shapes when they externalize. However, how can we externalize what cannot be perceived directly? How to expose what cannot be verified internally in forms, without having to wait for the consequences?In addition, we are daily exposed to thousands of visual stimuli in order to be perceived in a psychological way, which are effective in our decision-making, mood swings and even biological influences, through endogenous and exogenous attention (POSNER, 1975; SNYDER, 1980).In order to demonstrate to the spectator the importance that his subconscious has no power to influence its form, it was chosen to carry out artistic interpretations created from the study of some of the greatest classic cases of psychology. Additionally, the techniques and arts of the authors H. R. Giger and Zdzisław Beksiński were studied to apply this set of studies in the implementation of conceptual characters in 3D in the Maxon software, ZBrush and consequently its implementation through 3D printing. All this would be the result of the development of a 3D modeling technique that applies said emotions to avatars/personas that represent them.In this context, this work was done with inspiration in the subconscious mind, in the potential that the human psyche and the non-perceived have to remodel beings. This could help raise questions about ourselves related to our ability to result in different ways about all the influences that will come through our lives.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.