Título: | A transformação da forma escolar na Escola Classe Lajes da Jibóia de Ceilândia |
Autor(es): | Silva, Alessandra de Paula da Rodrigues, Guilherme Mendes Silva, Rose Bernardes |
Orientador(es): | Rocha, Eliene Novaes |
Assunto: | Escola rural Projeto político-pedagógico |
Data de apresentação: | 25-Jul-2023 |
Data de publicação: | 1-Dez-2023 |
Referência: | SILVA, Alessandra de Paula da; RODRIGUES, Guilherme Mendes; SILVA, Rose Bernardes. A transformação da forma escolar na Escola Classe Lajes da Jibóia de Ceilândia. 2023. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A Escola do campo é sinônimo de conquista, luta, trabalho coletivo,
interdisciplinaridade, auto-organização e ligação com a vida, com identidade própria
de seus sujeitos e território, mas ainda está engatinhando para cumprir com seus
objetivos. Analisando a organização do trabalho pedagógico da Escola Classe Lajes
da Jibóia de Ceilândia e dialogando com experiências de transformação das escolas
organizadas a partir do sistema de complexos, este artigo traz elementos importantes
inspirados na Pedagogia Socialista, de estudo, reflexões e mapeamento de um recorte
da realidade, confrontando Teoria X Prática, destacando o Projeto Político Pedagógico
como instrumento norteador dos processos escolares e suas relações com a
atualidade e práticas escolares sob a perspectiva de transformação social, discutindo
sobre a desafiadora implementação no contexto escolar de elementos do complexo
de estudos como o inventário, eixos temáticos e trabalho coletivo interdisciplinar,
analisando e compreendendo a importância mesmo que de forma inicial desses
elementos na prática educativa, como meio de fortalecimento do trabalho pedagógico
das escolas do campo, visando sua consolidação e ampliação. |
Abstract: | The Countryside School is synonymous with conquest, struggle, collective work,
interdisciplinarity, self-organization and connection with life, with its own identity of its
subjects and territory, but it is still crawling to fulfill its true objectives. Analyzing the
organization of the pedagogical work of the Escola Classe Lajes da Jibóia in Ceilândia
and dialoguing with active experiences of schools organized from the system of
complexes, this article brings important elements inspired by Socialist Pedagogy, of
study, reflections and mapping of a clipping of reality, confronting Theory X Practice,
highlighting the Political Pedagogical Project as a guiding instrument of school
processes and its relations with the present time and school practices under the
perspective of social transformation, discussing the challenging implementation in the
school context of elements of the study complex as inventory, thematic axes and
interdisciplinary collective work, analyzing and understanding the importance of the
introductory steps of these elements in educational practice, as a means of
strengthening the pedagogical work in countryside schools, aiming at its consolidation
and expansion. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Especialização
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.