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Título: Educação do campo, o percurso com afetividade positiva possibilita a cognição?
Autor(es): Abreu, Núbia Dias de
Espírito Santo, Maria da Paz da Silva do
Orientador(es): Ferreira, Rogério
Coelho, Rogério Ribeiro
Khidir, Kaled Sulaiman
Assunto: Educação rural
Afetividade
Cognição
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 1-Dez-2023
Referência: ABREU, Núbia Dias de; ESPÍRITO SANTO, Maria da Paz da Silva do. Educação do campo, o percurso com afetividade positiva possibilita a cognição? 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente artigo consiste em abordar a temática da afetividade e cognição na Educação do Campo, tendo em vista, constatar os relatos de docentes, servidores, famílias e dos próprios alunos, que enxergam nesta habilidade um meio para propiciar um clima agradável e afetivo em sala de aula e em todo o ambiente escolar e para fora dele, através de uma relação onde interagem os aspectos pessoais do professor, do estudante e/ou outro profissional da educação. Além disso, deve-se oportunizar o estabelecimento de situações nas quais impera a reciprocidade entre aquele que ensina e aquele que aprende. O objetivo é demostrar, através da pesquisa de campo bem como do embasamento teórico apresentado, que o processo de aprendizagem do aluno da escola do campo, vai para muito além do campo cognitivo, que é necessário permear a prática docente e discente de afeto. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, consulta a sites, livros, trabalhos acadêmicos, inventário da realidade da escola e a pesquisa de campo realizada na escola. Este trabalho teve como finalidade a realização de um estudo com o objetivo de compreender como a afetividade positiva (amor fraterno, amor próprio, carinho, compaixão, generosidade, escuta sensível, compressão, respeito, reciprocidade, etc.) influencia na cognição dos alunos de modo geral e em especial, da escola do campo.
Abstract: This article consists of addressing the theme of affectivity and cognition in Rural Education, with a view to verifying the reports of teachers, servers, families and students themselves, who see in this ability a means to provide a pleasant and affective climate in the classroom and throughout the school environment and out of it, through a relationship where the personal aspects of the teacher, the student and/or other education professional interact. In addition, the opportunity must be given to the establishment of situations in which reciprocity prevails between the one who teaches and the one who learns. The research aims to show, through field research as well as the theoretical basis presented, that the learning process of the student of the rural school, goes far beyond the cognitive field, which is necessary to permeate the teaching and student practice of affection. The methodology used was bibliographic review, consultation of websites, books, academic works, inventory of the reality of the school and the field research carried out in the school. This work aimed to carry out a study with the objective of understanding how positive affectivity (fraternal love, self-love, affection, compassion, generosity, sensitive listening, compression, respect, reciprocity, etc.) influences the cognition of students in general and in particular of the rural school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.
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