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2023_NubiaAbreu_MariaDaPazEspiritoSanto_tcc.pdf915,31 kBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFerreira, Rogério-
dc.contributor.advisorCoelho, Rogério Ribeiro-
dc.contributor.advisorKhidir, Kaled Sulaiman-
dc.contributor.authorAbreu, Núbia Dias de-
dc.contributor.authorEspírito Santo, Maria da Paz da Silva do-
dc.identifier.citationABREU, Núbia Dias de; ESPÍRITO SANTO, Maria da Paz da Silva do. Educação do campo, o percurso com afetividade positiva possibilita a cognição? 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo consiste em abordar a temática da afetividade e cognição na Educação do Campo, tendo em vista, constatar os relatos de docentes, servidores, famílias e dos próprios alunos, que enxergam nesta habilidade um meio para propiciar um clima agradável e afetivo em sala de aula e em todo o ambiente escolar e para fora dele, através de uma relação onde interagem os aspectos pessoais do professor, do estudante e/ou outro profissional da educação. Além disso, deve-se oportunizar o estabelecimento de situações nas quais impera a reciprocidade entre aquele que ensina e aquele que aprende. O objetivo é demostrar, através da pesquisa de campo bem como do embasamento teórico apresentado, que o processo de aprendizagem do aluno da escola do campo, vai para muito além do campo cognitivo, que é necessário permear a prática docente e discente de afeto. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, consulta a sites, livros, trabalhos acadêmicos, inventário da realidade da escola e a pesquisa de campo realizada na escola. Este trabalho teve como finalidade a realização de um estudo com o objetivo de compreender como a afetividade positiva (amor fraterno, amor próprio, carinho, compaixão, generosidade, escuta sensível, compressão, respeito, reciprocidade, etc.) influencia na cognição dos alunos de modo geral e em especial, da escola do campo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ruralpt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.subject.keywordCogniçãopt_BR
dc.titleEducação do campo, o percurso com afetividade positiva possibilita a cognição?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T14:22:44Z-
dc.date.available2023-12-01T14:22:44Z-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36949-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article consists of addressing the theme of affectivity and cognition in Rural Education, with a view to verifying the reports of teachers, servers, families and students themselves, who see in this ability a means to provide a pleasant and affective climate in the classroom and throughout the school environment and out of it, through a relationship where the personal aspects of the teacher, the student and/or other education professional interact. In addition, the opportunity must be given to the establishment of situations in which reciprocity prevails between the one who teaches and the one who learns. The research aims to show, through field research as well as the theoretical basis presented, that the learning process of the student of the rural school, goes far beyond the cognitive field, which is necessary to permeate the teaching and student practice of affection. The methodology used was bibliographic review, consultation of websites, books, academic works, inventory of the reality of the school and the field research carried out in the school. This work aimed to carry out a study with the objective of understanding how positive affectivity (fraternal love, self-love, affection, compassion, generosity, sensitive listening, compression, respect, reciprocity, etc.) influences the cognition of students in general and in particular of the rural school.pt_BR
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