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Título: Jornada : o uso de RPG em um processo de aprendizagem
Autor(es): Farias, João Vitor Lopes de Farias
Orientador(es): Freitas, Sérgio Antônio Andrade de
Assunto: Gamificação
Role Playing Game (RPG)
Interação homem-máquina
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 1-Dez-2023
Referência: FARIAS, João Vitor Lopes de Farias. Jornada: o uso de RPG em um processo de aprendizagem. 2023. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Na última década a gamificação ganhou maior destaque devido sua capacidade de gerar motivação e engajamento aplicando elementos de jogos em contextos de não jogos. A adesão da gamificação no processo de ensino é uma forma de incentivar a participação e constância dos estudantes durante a aprendizagem. O RPG (Role-Playing Game) é um gênero de jogo caracterizado principalmente por quatro elementos: a narrativa da história, os personagens, o sistema de progresso e os desafios. Estes elementos do RPG são fundamentais para gerar interesse nos jogadores. Quando aplicado no ambiente de ensino, o RPG consegue promover uma maior interação e imersão dos estudantes. Levando isso em consideração, este trabalho apresenta um processo de aprendizado que aplica conceitos de gamificação em conjunto com elementos de RPG, denominado Jornada, cuja proposta é aumentar o engajamento e motivação dos estudantes. A partir da aplicação deste processo em uma turma da disciplina de Interação Humano-Computador (IHC) da Universidade de Brasília (UnB), foi possível realizar uma coleta de informações utilizadas para avaliar a viabilidade de utilização de processo em sala de aula.
Abstract: In the last decade gamification has gained greater prominence due to its ability to generate motivation and engagement by applying game elements in non-gaming contexts. The accession of gamification in the teaching process is a way to encourage the participation and constancy of students during learning. The RPG (Role-Playing Game) is a genre of game characterized mainly by four elements: the story narrative, the characters, the progress system and the challenges. These RPG elements are key to generating interest in players. When applied in the teaching environment, the RPG can promote greater interaction and immersion of students. Taking this into consideration, this work presents a learning process that applies gamification concepts together with RPG elements, called Jornada, whose proposal is to increase student engagement and motivation. From the application of this process in a Human-Computer Interaction (HCI) class at the University of Brasilia (UnB), it was possible to collect information used to evaluate the feasibility of using the process in the classroom.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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