Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Sérgio Antônio Andrade de | - |
dc.contributor.author | Farias, João Vitor Lopes de Farias | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, João Vitor Lopes de Farias. Jornada: o uso de RPG em um processo de aprendizagem. 2023. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na última década a gamificação ganhou maior destaque devido sua capacidade de gerar
motivação e engajamento aplicando elementos de jogos em contextos de não jogos. A
adesão da gamificação no processo de ensino é uma forma de incentivar a participação
e constância dos estudantes durante a aprendizagem. O RPG (Role-Playing Game) é
um gênero de jogo caracterizado principalmente por quatro elementos: a narrativa da
história, os personagens, o sistema de progresso e os desafios. Estes elementos do RPG são
fundamentais para gerar interesse nos jogadores. Quando aplicado no ambiente de ensino,
o RPG consegue promover uma maior interação e imersão dos estudantes. Levando isso em
consideração, este trabalho apresenta um processo de aprendizado que aplica conceitos de
gamificação em conjunto com elementos de RPG, denominado Jornada, cuja proposta é
aumentar o engajamento e motivação dos estudantes. A partir da aplicação deste processo
em uma turma da disciplina de Interação Humano-Computador (IHC) da Universidade
de Brasília (UnB), foi possível realizar uma coleta de informações utilizadas para avaliar
a viabilidade de utilização de processo em sala de aula. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Role Playing Game (RPG) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação homem-máquina | pt_BR |
dc.title | Jornada : o uso de RPG em um processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T12:29:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T12:29:36Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36942 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the last decade gamification has gained greater prominence due to its ability to generate
motivation and engagement by applying game elements in non-gaming contexts. The
accession of gamification in the teaching process is a way to encourage the participation
and constancy of students during learning. The RPG (Role-Playing Game) is a genre
of game characterized mainly by four elements: the story narrative, the characters, the
progress system and the challenges. These RPG elements are key to generating interest
in players. When applied in the teaching environment, the RPG can promote greater
interaction and immersion of students. Taking this into consideration, this work presents
a learning process that applies gamification concepts together with RPG elements, called
Jornada, whose proposal is to increase student engagement and motivation. From the
application of this process in a Human-Computer Interaction (HCI) class at the University
of Brasilia (UnB), it was possible to collect information used to evaluate the feasibility of
using the process in the classroom. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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