Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36919
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GiovanaMacedoDeFaria_tcc.pdf830,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção identitária da criança negra na educação infantil : uma análise do documentário Das Raízes às Pontas (2015)
Autor(es): Faria, Giovana Macêdo de
Orientador(es): Nascimento, Renata Melo Barbosa do
Assunto: Estética
Crianças negras
Identidade étnica
Educação infantil
Data de apresentação: 13-Fev-2023
Data de publicação: 27-Nov-2023
Referência: FARIA, Giovana Macêdo de. A construção identitária da criança negra na educação infantil: uma análise do documentário Das Raízes às Pontas (2015). 2022. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A questão racial inicia-se através da construção social, fortemente presentes no cotidiano das crianças negras e não negras. Observando os olhares e comportamentos dos adultos como perspectiva de futuro, cria-se referências e preferências de como ser, como se vestir ou até mesmo copiar o estilo de cabelo categorizado como “o melhor”. É nessa perspectiva que o curta Das Raízes às Pontas (2015), irá nos ajudar na reflexão de como determinados modelos de estética e comportamento, incide nas infâncias de crianças negras na Educação Infantil, tendo às análises de bellhookse Nilma Lino Gomes. como referencial teórico de análise contemplando a Lei 10.639/03.
Abstract: The racial starts begins through social construction,stronglypresentinthedailylivesof black and non-black children. Observing the looks and behavior of adults as a perspective of the future, references and preferences are created on how to be, how to wearoreven copythehairstylecategorizedas“thebest”.Itisfromthisperspectivethat the short film Raízes às Pontas (2015) will help us reflect on how certain models of aesthetics and behavior affect the childhood of black children in Early Childhood Education, using the analysis of bell hooks as an analysis methodology, contemplating theLaw10.639/03.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.