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Título: Uma ferramenta computacional para suporte na educação básica utilizando alocação latente de Dirichlet
Autor(es): Bezerra, Denys Abner Santos
Orientador(es): Fernandes, Jorge Henrique Cabral
Coorientador(es): Rodrigues, Jardel das Chagas
Assunto: Redação - estudo e ensino
Educação básica
Software de aplicação - desenvolvimento
Data de apresentação: 22-Mar-2023
Data de publicação: 27-Nov-2023
Referência: BEZERRA, Denys Abner Santos. Uma ferramenta computacional para suporte na educação básica utilizando alocação latente de Dirichlet. 2023. vii, 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Neste estudo, apresenta-se o projeto de uma ferramenta de software desenvolvida para fornecer apoio a aulas de redação, utilizando o algoritmo Latent Dirichlet Allocation (LDA), ou alocação latente de Dirichlet, que extrai tópicos latentes de um conjunto de textos e calcula a probabilidade desses textos pertencerem aos tópicos extraídos. Previu-se que a ferramenta desenvolvida possa funcionar, dentro de uma proposta de plano de aula, em duas execuções. Na primeira execução, a ferramenta extrai tópicos a partir deum conjunto de artigos obtidos da Wikipédia e os expõe aos alunos, para que sejam desafiados a escrever redações com base em um dos tópicos sugeridos. Na segunda execução, a ferramenta usa o algoritmo LDA para calcular a probabilidade das redações dos alunos pertencerem aos tópicos gerados. Dessa forma, o professor pode avaliar a adequação das redações em relação ao tema sugerido, considerando-se que a fuga ao tema é um critério de avaliação crítico que pode reprovar alunos em exames durante a vida escolar e profissional. O experimento com validação da ferramenta usou 30 redações geradas pelo ChatGPT, que foram processadas e analisadas, resultando em probabilidades de adequação que vão de 60% a 98%. O experimento usou textos extraídos da Wikipédia, mas a ferramenta não se limita apenas a esses, nem à aulas de redação, podendo ser adaptada a diferentes contextos de ensino, conforme a criatividade do professor.
Abstract: In this study, a software tool developed to support writing classes is presented, using the Latent Dirichlet Allocation (LDA) algorithm, which extracts latent topics from a set oftexts and calculates the probability that these texts belong to the extracted topics. Itwas predicted that the developed tool could work, within a lesson plan proposal, in twoexecutions. In the first step, the tool extracts topics from a set of articles obtained from Wikipedia and exposes them to students, so that they are challenged to write essays basedon one of the suggested topics. In the second step, the tool uses the LDA algorithm tocalculate the probability that students’ essays belong to the generated topics. In thisway, the teacher can assess the adequacy of the compositions in relation to the suggested topic, considering that the avoidance of the topic is a critical evaluation criterion thatcan fail students in exams during their school and professional life. The tool validation experiment used 30 essays generated by ChatGPT, which were processed and analyzed,resulting in adequacy probabilities ranging from 60% to 98%. The experiment used texts extracted from Wikipedia, but the tool is not limited to these, nor to writing classes, andcan be adapted to different teaching contexts, according to the teacher’s creativity
Informações de Acesso e Conteúdo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
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