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Título: Uso de substâncias psicoativas em infrações e acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras, 2017 a 2020
Autor(es): Menezes, Cecília Olinto Furtado de
Orientador(es): Andrade, Flávia Reis de
Assunto: Drogas - abuso
Psicotrópicos
Acidentes de trânsito
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 24-Nov-2023
Referência: MENEZES, Cecília Olinto Furtado de. Uso de substâncias psicoativas em infrações e acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras, 2017 a 2020. 2023. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: ntrodução: O uso de substâncias psicoativas é considerado um fator de risco comportamental em ascensão para acidentes de transporte terrestre. Objetivo: Identificar a relação entre o uso de substâncias psicoativas e os acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras, entre 2017 a 2020. Método: Foi realizado um estudo ecológico com dados disponibilizados pela Polícia Rodoviária Federal sobre acidentes e infrações de trânsito por uso de substâncias psicoativas. Utilizou-se o método de Prais-Winsten para o cálculo da variação percentual mensal (VPM) do número de infrações. Foi utilizado o teste qui-quadrado para identificação das variáveis relacionadas ao estado físico dos envolvidos em acidentes pelo uso de substâncias psicoativas. Resultado: No período analisado, foram registradas 4.796 infrações por dirigir sob influência de substâncias psicoativas que determinam dependência nas rodovias federais brasileiras. A maioria ocorreu nas Regiões Centro-Oeste (24,4%) e Norte (22,1%), sendo fevereiro (10,9%) e dezembro (10,8%) os meses com as maiores ocorrências. Verificou-se tendência de aumento do número de infrações no Brasil até janeiro de 2020, a qual passou a ser estacionária após esse período (VPM= 5,11%; IC95% 4,48 – 5,74). Ocorreram 331 acidentes por dirigir sob influência de substâncias psicoativas, principalmente nas regiões Sul (36,9%) e Sudeste (27,5%). A maioria dos acidentes teve vítima (68,9%) e ocorreu no fim de semana (48,0%). Houve 758 pessoas envolvidas nesses acidentes, prioritariamente homens. A letalidade desses acidentes teve relação com sexo (p=0,014), tipo de envolvido, se condutor ou passageiro (p<0,001), dia da semana (p=0,001), dentre outras. Conclusão: Em média, ocorrem mil infrações por dirigir sob a influência de substância psicoativa por ano no Brasil, prioritariamente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste. Em contrapartida, as Regiões Sul e Sudeste apresentam as maiores frequências de acidentes pela causa estudada, os quais ocorrem principalmente aos fins de semana. A maioria das vítimas fatais ou feridas é homem e jovem.
Abstract: Introduction: The use of psychoactive substances is considered a rising behavioral risk factor for land transportation accidents. Objective: To identify the relationship between the use of psychoactive substances and road accidents on Brazilian federal roads from 2017 to 2020. Method: An ecological study was carried out using data provided by the Brazilian Road Police on accidents and traffic violations due to the use of psychoactive substances. The Prais-Winsten method was used to calculate the monthly percentage variation (VPM) of the number of infractions. The chi-square test was used to identify variables related to the physical state of those involved in accidents due to the use of psychoactive substances. Result: During the analyzed period, 4,796 violations for driving under the influence of psychoactive substances that cause dependence were recorded on Brazilian federal roads. Most occurred in the Central-West (24.4%) and North (22.1%) regions, with February (10.9%) and December (10.8%) being the months with the highest occurrences. There was a trend of increasing number of violations in Brazil until January 2020, which became stationary after that period (VPM= 5,11%; IC95% 4,48 – 5,74). There were 331 accidents for driving under the influence of psychoactive substances, mainly in the South (36.9%) and Southeast (27.5%) regions. Most of the accidents had a victim (68.9%) and occurred on weekends (48,0%). 758 people were involved in these accidents, primarily men. The lethality of these accidents was related to gender (p=0.014), type of involvement, whether as driver or passenger (p<0.001), day of the week (p=0.001), among others. Conclusion: On average, there are a thousand violations for driving under the influence of psychoactive substances per year in Brazil, primarily in the Central-West, North, and Southeast regions. In contrast, the South and Southeast regions have the highest frequencies of accidents due to the studied cause, which occur mainly on weekends. The majority of fatal or injured victims are male and young.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Ceilândia, 2023.
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