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Título: A influência das políticas públicas educacionais e das práticas de inovação sobre a qualidade da educação pública em uma escola da educação básica do Distrito Federal
Autor(es): Santana, Nayara de Jesus N
Orientador(es): Calmon, Paulo Carlos Du Pin
Assunto: Políticas públicas
Educação
Políticas educacionais
Políticas públicas educacionais
Data de apresentação: 12-Set-2023
Data de publicação: 24-Nov-2023
Referência: SANTANA, Nayara de Jesus N. A influência das políticas públicas educacionais e das práticas de inovação sobre a qualidade da educação pública em uma escola da educação básica do Distrito Federal. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta monografia aborda a influência das políticas públicas educacionais e das práticas pedagógicas, consideradas inovadoras, na melhoria da qualidade da educação pública. O objeto desse estudo é a Escola Classe 15 de Ceilândia, no Distrito Federal. O presente estudo busca entender como a implementação dessas políticas e práticas contribuíram para que a escola se destacasse como uma instituição inovadora e de qualidade. A pesquisa tem uma abordagem de natureza qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória, visando confirmar a existência de relação entre as variáveis citadas e utiliza-se do método hipotético-dedutivo, mediante a realização de pesquisa documental e bibliográfica. Assim sendo, essa pesquisa apresenta um panorama histórico da educação pública no Brasil, discute os conceitos de políticas públicas educacionais e inovação escolar e analisa a relação entre as políticas e as práticas implementadas pela Escola Classe 15 de Ceilândia e seus resultados positivos. Os resultados evidenciam que a implementação de políticas públicas e práticas educacionais que fomentam a inovação no ensino público com o objetivo de superar o modelo tradicional foram fundamentais e também são essenciais como forma de promover uma educação pública de qualidade, tendo em vista que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, toda a legislação educacional que foi aprovada buscou implantar mecanismos que possibilitaram, por parte da escola, a adoção de um Projeto Político-Pedagógico que valoriza o estudante como protagonista no seu processo de aprendizagem, a educação contextualizada e o ensino crítico. Por fim, ressalta a importância de investir na formação contínua dos professores, do envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de ensino-aprendizagem, bem como destaca a importância de uma avaliação contínua e sistemática do trabalho realizado, tendo em vista que, na sociedade atual, onde a tecnologia e a inovação estão avançando de mãos dadas, o conhecimento se torna obsoleto muito rapidamente, impactando toda a coletividade, e não apenas a esfera educacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
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