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dc.contributor.advisorCalmon, Paulo Carlos Du Pin-
dc.contributor.authorSantana, Nayara de Jesus N-
dc.identifier.citationSANTANA, Nayara de Jesus N. A influência das políticas públicas educacionais e das práticas de inovação sobre a qualidade da educação pública em uma escola da educação básica do Distrito Federal. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia aborda a influência das políticas públicas educacionais e das práticas pedagógicas, consideradas inovadoras, na melhoria da qualidade da educação pública. O objeto desse estudo é a Escola Classe 15 de Ceilândia, no Distrito Federal. O presente estudo busca entender como a implementação dessas políticas e práticas contribuíram para que a escola se destacasse como uma instituição inovadora e de qualidade. A pesquisa tem uma abordagem de natureza qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória, visando confirmar a existência de relação entre as variáveis citadas e utiliza-se do método hipotético-dedutivo, mediante a realização de pesquisa documental e bibliográfica. Assim sendo, essa pesquisa apresenta um panorama histórico da educação pública no Brasil, discute os conceitos de políticas públicas educacionais e inovação escolar e analisa a relação entre as políticas e as práticas implementadas pela Escola Classe 15 de Ceilândia e seus resultados positivos. Os resultados evidenciam que a implementação de políticas públicas e práticas educacionais que fomentam a inovação no ensino público com o objetivo de superar o modelo tradicional foram fundamentais e também são essenciais como forma de promover uma educação pública de qualidade, tendo em vista que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, toda a legislação educacional que foi aprovada buscou implantar mecanismos que possibilitaram, por parte da escola, a adoção de um Projeto Político-Pedagógico que valoriza o estudante como protagonista no seu processo de aprendizagem, a educação contextualizada e o ensino crítico. Por fim, ressalta a importância de investir na formação contínua dos professores, do envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de ensino-aprendizagem, bem como destaca a importância de uma avaliação contínua e sistemática do trabalho realizado, tendo em vista que, na sociedade atual, onde a tecnologia e a inovação estão avançando de mãos dadas, o conhecimento se torna obsoleto muito rapidamente, impactando toda a coletividade, e não apenas a esfera educacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.titleA influência das políticas públicas educacionais e das práticas de inovação sobre a qualidade da educação pública em uma escola da educação básica do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-24T12:07:10Z-
dc.date.available2023-11-24T12:07:10Z-
dc.date.submitted2023-09-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36854-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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