Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Calmon, Paulo Carlos Du Pin | - |
dc.contributor.author | Santana, Nayara de Jesus N | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Nayara de Jesus N. A influência das políticas públicas educacionais e das práticas de inovação sobre a qualidade da educação pública em uma escola da educação básica do Distrito Federal. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia aborda a influência das políticas públicas educacionais e das
práticas pedagógicas, consideradas inovadoras, na melhoria da qualidade da
educação pública. O objeto desse estudo é a Escola Classe 15 de Ceilândia, no
Distrito Federal. O presente estudo busca entender como a implementação dessas
políticas e práticas contribuíram para que a escola se destacasse como uma
instituição inovadora e de qualidade. A pesquisa tem uma abordagem de natureza
qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória, visando confirmar a existência de
relação entre as variáveis citadas e utiliza-se do método hipotético-dedutivo,
mediante a realização de pesquisa documental e bibliográfica. Assim sendo, essa
pesquisa apresenta um panorama histórico da educação pública no Brasil, discute
os conceitos de políticas públicas educacionais e inovação escolar e analisa a
relação entre as políticas e as práticas implementadas pela Escola Classe 15 de
Ceilândia e seus resultados positivos. Os resultados evidenciam que a
implementação de políticas públicas e práticas educacionais que fomentam a
inovação no ensino público com o objetivo de superar o modelo tradicional foram
fundamentais e também são essenciais como forma de promover uma educação
pública de qualidade, tendo em vista que desde a promulgação da Constituição
Federal de 1988, toda a legislação educacional que foi aprovada buscou implantar
mecanismos que possibilitaram, por parte da escola, a adoção de um Projeto
Político-Pedagógico que valoriza o estudante como protagonista no seu processo de
aprendizagem, a educação contextualizada e o ensino crítico. Por fim, ressalta a
importância de investir na formação contínua dos professores, do envolvimento de
toda a comunidade escolar no processo de ensino-aprendizagem, bem como
destaca a importância de uma avaliação contínua e sistemática do trabalho
realizado, tendo em vista que, na sociedade atual, onde a tecnologia e a inovação
estão avançando de mãos dadas, o conhecimento se torna obsoleto muito
rapidamente, impactando toda a coletividade, e não apenas a esfera educacional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.title | A influência das políticas públicas educacionais e das práticas de inovação sobre a qualidade da educação pública em uma escola da educação básica do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-24T12:07:10Z | - |
dc.date.available | 2023-11-24T12:07:10Z | - |
dc.date.submitted | 2023-09-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36854 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
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