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Título: Sistema de reconhecimento de padrões em tipos para ensino de tipografia a deficientes visuais
Autor(es): Vilela, Fernanda Garcia
Orientador(es): Farias, Mylène Christine Queiroz de
Assunto: Deficientes visuais
Aprendizagem de máquina
Reconhecimento de padrões
Data de apresentação: 31-Ago-2017
Data de publicação: 21-Nov-2023
Referência: VILELA, Fernanda Garcia. Sistema de reconhecimento de padrões em tipos para ensino de tipografia a deficientes visuais. 2017. 76 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O deficiente visual vivencia exclusão em variados aspectos, tanto social, quanto em esferas educacionais e culturais. Isto pode ser exemplificado pelo fato de o deficiente visual encontrar várias barreiras em relação à ambientes físicos que não são adaptados a eles e também ao acesso restrito a livros e textos. Além disso, percebe-se uma distanciação dessas pessoas em relação às expressões artísticas variadas, como teatro, museus e filmes. Dentro deste contexto, insere-se também a tipografia. Além de se aproximar da escrita como uma forma de comunicação, a tipografia também comunica por meio de uma linguagem visual ligada à estética. Sendo assim, um produto de tecnologia assistiva para ensino de tipografia a deficientes visuais foi proposto, em trabalho anterior, como forma de diminuir a exclusão do deficiente visual com o campo da tipografia, aproximando-o também de aspectos culturais nos quais a tipografia é aplicada, como marcas de carros, de filmes, de bandas, entre outros. Desta forma, este trabalho descreve o desenvolvimento de uma parte deste produto de tecnologia assistiva, o sistema de reconhecimento de padrões em tipos, que comporá o software auxiliar ao deficiente visual. Este sistema classifica a imagem do caractere em relação à sua tipografia por meio do reconhecimento de padrões na imagem, podendo assumir qualquer uma das nove classes, que são as nove tipografias pertencentes ao projeto. Na etapa de desenvolvimento do algoritmo, foram utilizadas técnicas de aprendizado de máquina (Machine Learning), no qual foi aplicado o operador Padrão Binário Local (LBP, Local Binary Pattern em inglês) para extração de atributos e os classificadores Máquina de Vetor de Suporte(SVM, em inglês Support Vector Machine) e Floresta Aleatória (Random Forest Classifier). O problema neste projeto é caracterizado como classificação e, como resultado, obteve-se um índice de acerto da classificação de 84,91% no melhor caso, utilizando a Floresta Aleatória. Já no caso do emprego da Máquina de Vetor de Suporte, o melhor índice de acerto da classificação foi de74,70%.
Abstract: The visual impaired experiences exclusion in various aspects, both social, as well as in educational and cultural spheres. This can be exemplified by the fact that the visual impaired finds variousbarriers to physical environments that are not adapted to them and also restricted access to booksand texts. In addition, there is a gap between them and varied artistic expressions, such as theater,museums and films. In this context, typography is also included. Besides a form of communication as writing is, typography also communicates through a visual language linked to aesthetics.Thus, an assistive technology product for teaching typography to the visually impaired was pro posed, in a previous work, as a way to reduce the exclusion of the visually impaired towards thefield of typography, also approaching cultural aspects in which the typography is applied, such aslogotypes of cars, films, bands and others. In this way, this work describes the development of apart of this assistive technology product, the pattern recognition system in types, that will com pose the auxiliary software for the visually impaired. This system classifies the typeface image inrelation to its typography by means of the pattern recognition in the image, being able to assumeany of the nine classes, which are the nine typographies included in this project. In the algorithmdevelopment stage, Machine Learning techniques were used, applying the Local Binary Pattern(LBP) operator for feature extraction and the classifiers Support Vector Machine (SVM) and Random Forest Classifier. The problem in this project is characterized as a classification problem andthe best result was 84.91% as classification index using the Random Forest. In the case of SupportVector Machine, the best classification index was 45.17%.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
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