Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moraes, Daniela Marques de | - |
dc.contributor.author | Furtado, Gabriel Cabral | - |
dc.identifier.citation | FURTADO, Gabriel Cabral. Discriminação algorítmica do consumidor na era digital: uma análise jurídica das práticas de geopricing e de geoblocking. 2023. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia analisa problemática central que emerge da migração do
mercado de consumo para a era digital: a discriminação algorítmica dos consumidores,
notadamente por meio das práticas de geopricing e de geoblocking. Nesse caminho, a pesquisa
manifesta-se no contexto contemporâneo de proeminência das novas tecnologias digitais de
informação, no qual estão presentes sofisticados algoritmos que, alimentados por dados
pessoais e frequentemente desprovidos da necessária transparência, promovem ostensiva
divulgação de produtos e serviços aos ciberconsumidores, em muitos casos sem o devido
consentimento destes. Utiliza-se o método indutivo, com finalidade de construir uma conclusão
crítica e mais ampla que as premissas apresentadas. Por seu turno, a técnica adotada é a
bibliográfica, com análise de obras, artigos científicos, legislações e decisões judiciais.
Objetiva-se aferir a existência, a suficiência e a aplicabilidade de parâmetros normativos já
existentes em nosso ordenamento a casos que envolvam discriminação referencial no meio
digital. Verifica-se em conclusão que, embora exista um microssistema de proteção do
consumidor titular de dados, a normatização específica mostra-se como uma importante
solução. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo (Economia) | pt_BR |
dc.title | Discriminação algorítmica do consumidor na era digital : uma análise jurídica das práticas de geopricing e de geoblocking | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T11:52:48Z | - |
dc.date.available | 2023-11-21T11:52:48Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36797 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper analyzes a central problem that emerges from the migration of the
consumer market to the digital age: the algorithmic discrimination of consumers, notably
through geopricing and geoblocking practices. In this way, the research manifests itself in the
contemporary context of prominence of the new digital information technologies, in which
sophisticated algorithms, fed by personal data and often lacking the necessary transparency,
promote ostensive dissemination of products and services to cyberconsumers, in many cases
without their proper consent. The inductive method is used, with the purpose of building a
critical conclusion that is broader than the premises presented. On the other hand, the technique
adopted is the bibliographical one, with analysis of scientific articles, law and judicial decisions.
The objective is to assess the existence, sufficiency and applicability of normative parameters
already existing in our legal system to cases involving referential discrimination in the digital
environment. It is verified in conclusion that, although there is a consumer protection
microsystem, the specific standardization proves to be an important solution. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
|