Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36792
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LeilaneReboredoDeCastro_tcc.pdf680,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nosso futuro comum : um olhar antropológico sobre o desenvolvimento sustentável
Autor(es): Castro, Leilane Reboredo de
Orientador(es): Quiñones Triana, Yago
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Antropologia
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 20-Nov-2023
Referência: CASTRO, Leilane Reboredo de. Nosso futuro comum: um olhar antropológico sobre o desenvolvimento sustentável. 2023. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho é uma autoetnografia movida por incômodos que partiram da atuação com projetos de impacto social, ambiental e econômico para o Desenvolvimento Sustentável (DS). O objetivo deste foi lançar um olhar antropológico ao DS, tecendo uma discussão centrada em uma abordagem crítica ao tom evolucionista do desenvolvimento como progresso e à dicotomia natureza-cultura, explorando como essas ideias se inserem na agenda do DS, sendo tratados como universais à humanidade. A análise revela que o DS tem como questão estruturante e transversal o tempo, um tempo que está por vir em uma perspectiva linear, que é vendido com prazo de entrega para 2030, no qual seguimos um caminho repleto de placas de publicidades com selos de folhas verdes, que afirmam que nossas escolhas individuais e voluntárias salvarão o planeta, perpetuando modos de vida que são parte do problema ambiental. Ademais, as considerações finais do trabalho levam rumo à ancestralidade, que é anulada na perspectiva do DS, pois esta rompe com a noção linear de futuro, o que, pode-se supor, representa uma ameaça ao modelo vigente pautado em exploração da vida como recurso. A partir de experiências vividas em campo, pesquisas e leituras foi possível perceber que a antropologia pode contribuir para ampliar a compreensão do DS e das perspectivas de futuro, visto que, nos lembra que não há apenas um caminho e um futuro comum.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.