Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TatianaCoelhoFranca_tcc.pdf421,19 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBotelho, Ducineli Régis-
dc.contributor.authorFrança, Tatiana Coelho-
dc.identifier.citationFRANÇA, Tatiana Coelho. Educação financeira: um estudo bibliométrico com enfoque no constructo conhecimento financeiro. 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEm meio à crescente importância da educação financeira no cotidiano dos indivíduos, é necessário a melhora da compreensão acerca de conceitos e produtos financeiros, bem como da consciência dos riscos, oportunidades e consequências de decisões financeiras. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar, sob a perspectiva bibliométrica, as características da produção científica sobre educação financeira com enfoque no constructo conhecimento financeiro. Para tanto, optou se por realizar uma busca na base de dados Web Of Science, a qual retornou um total de 435 artigos, publicados entre 01/01/1993 a 12/07/2022, em um conjunto de 205 periódicos indexados na base científica e escritos por um total de 944 autores. Utilizou-se o software R, por meio da interface Shiny do pacote Bibliometrix para realizar as análises bibliométricas. A predominância de trabalhos norte-americanos foi evidente, e notou-se as autoras Annamaria Lusardi e Olivia S. Mitchell como as mais prolíferas. O artigo The Economic Importance of Financial Literacy: Theory and Evidence é destaque na área. Os periódicos mais relevantes são o Journal of Consumer Affairs e o Journal of Financial Counseling and Planning. A coleção de trabalhos analisada sugere a hegemonia do idioma inglês, bem como de instituições de ensino norte-americanas. Percebe-se, ainda, que segundo a Lei de Lotka, esse é um tema que ainda não foi solidificado no cenário científico. No Brasil, o tema ainda é incipiente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordFinanças pessoaispt_BR
dc.titleEducação financeira : um estudo bibliométrico com enfoque no constructo conhecimento financeiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-13T13:30:27Z-
dc.date.available2023-11-13T13:30:27Z-
dc.date.submitted2022-11-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36777-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.