Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Botelho, Ducineli Régis | - |
dc.contributor.author | França, Tatiana Coelho | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Tatiana Coelho. Educação financeira: um estudo bibliométrico com enfoque no constructo conhecimento financeiro. 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em meio à crescente importância da educação financeira no cotidiano dos indivíduos, é necessário
a melhora da compreensão acerca de conceitos e produtos financeiros, bem como da consciência dos
riscos, oportunidades e consequências de decisões financeiras. Diante disso, o presente trabalho tem
como objetivo analisar, sob a perspectiva bibliométrica, as características da produção científica
sobre educação financeira com enfoque no constructo conhecimento financeiro. Para tanto, optou se por realizar uma busca na base de dados Web Of Science, a qual retornou um total de 435 artigos,
publicados entre 01/01/1993 a 12/07/2022, em um conjunto de 205 periódicos indexados na base
científica e escritos por um total de 944 autores. Utilizou-se o software R, por meio da interface
Shiny do pacote Bibliometrix para realizar as análises bibliométricas. A predominância de trabalhos
norte-americanos foi evidente, e notou-se as autoras Annamaria Lusardi e Olivia S. Mitchell como
as mais prolíferas. O artigo The Economic Importance of Financial Literacy: Theory and Evidence
é destaque na área. Os periódicos mais relevantes são o Journal of Consumer Affairs e o Journal of
Financial Counseling and Planning. A coleção de trabalhos analisada sugere a hegemonia do idioma
inglês, bem como de instituições de ensino norte-americanas. Percebe-se, ainda, que segundo a Lei
de Lotka, esse é um tema que ainda não foi solidificado no cenário científico. No Brasil, o tema
ainda é incipiente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.title | Educação financeira : um estudo bibliométrico com enfoque no constructo conhecimento financeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T13:30:27Z | - |
dc.date.available | 2023-11-13T13:30:27Z | - |
dc.date.submitted | 2022-11-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36777 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|