Título: | Fandoms e a leitura : um estudo do comportamento de jovens leitores nas redes sociais |
Autor(es): | Brito, Camila Sousa da Silva |
Orientador(es): | Lins, Greyciane Souza |
Assunto: | Fandoms Leitura Sociologia da Leitura Cultura de convergência Jovens leitores |
Data de apresentação: | 19-Jul-2023 |
Data de publicação: | 9-Nov-2023 |
Referência: | BRITO, Camila Sousa da Silva. Fandoms e a leitura: um estudo do comportamento de jovens leitores nas redes sociais. 2023. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O vigente trabalho busca entender a prática de leitura de jovens brasileiros dentro de fandoms em redes sociais. A pesquisa está estruturada em um referencial teórico que aborda as seguintes etapas: a fundamentação teórica apresenta a sociologia da leitura, sua evolução e diferentes tecnologias; a prática de leitura de jovens leitores e o desenvolvimento dos fandoms literários e suas produções analisadas na ótica da
cultura de convergência. Na metodologia foi elaborado um questionário com o intuito de recolher dados do perfil e das preferências desses jovens leitores nas suas próprias interações dentro das redes sociais. Qualifica-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, considerando uma amostragem que representa os jovens de 13 a 18 anos do Brasil, a partir de dados coletados via questionário e analisados de maneira quantiqualitativa. Na análise não probabilística dos dados, confirmou-se, pelo menos dentro da amostra obtida, hipóteses sobre como a mediação da leitura – de forma intencional e de forma natural – é fundamental para incentivar a prática de leitura nos mais novos; e constatou-se também, contrastando com outras pesquisas
maiores e mais gerais, fatores como a maior parte dos respondentes terem sidos jovens pardos e de classes mais baixas. |
Abstract: | The current work seeks to understand the reading practice of young Brazilians within fandoms in social media. This research will reflect on the practice of reading among young people in the current scenario of convergence culture in social media. The research is structured on a framework that addresses the following steps: the
theoretical foundation presents the sociology of reading, its evolution and different technologies; the reading practice of young readers; the development of literary fandoms and their productions analyzed from the perspective of convergence culture. During the methodology, a questionnaire was prepared in order to collect data on the profile and preferences of these young readers in their own interactions within social media. It qualifies as an exploratory and descriptive research, considering a sample that represents young people from 13 to 18 years old in Brazil, based on data collected via questionnaire and analyzed in a quantitative and qualitative manner. In the non-probabilistic analysis of the data, it was confirmed, at least within the
obtained sample, hypotheses about how the mediation of reading – intentionally and naturally – is essential to encourage the practice of reading in younger people; and it was also found, in contrast to other larger and more general surveys, factors such as most of the respondents were young people of color and from lower classes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.