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dc.contributor.advisorLins, Greyciane Souza-
dc.contributor.authorBrito, Camila Sousa da Silva-
dc.identifier.citationBRITO, Camila Sousa da Silva. Fandoms e a leitura: um estudo do comportamento de jovens leitores nas redes sociais. 2023. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO vigente trabalho busca entender a prática de leitura de jovens brasileiros dentro de fandoms em redes sociais. A pesquisa está estruturada em um referencial teórico que aborda as seguintes etapas: a fundamentação teórica apresenta a sociologia da leitura, sua evolução e diferentes tecnologias; a prática de leitura de jovens leitores e o desenvolvimento dos fandoms literários e suas produções analisadas na ótica da cultura de convergência. Na metodologia foi elaborado um questionário com o intuito de recolher dados do perfil e das preferências desses jovens leitores nas suas próprias interações dentro das redes sociais. Qualifica-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, considerando uma amostragem que representa os jovens de 13 a 18 anos do Brasil, a partir de dados coletados via questionário e analisados de maneira quantiqualitativa. Na análise não probabilística dos dados, confirmou-se, pelo menos dentro da amostra obtida, hipóteses sobre como a mediação da leitura – de forma intencional e de forma natural – é fundamental para incentivar a prática de leitura nos mais novos; e constatou-se também, contrastando com outras pesquisas maiores e mais gerais, fatores como a maior parte dos respondentes terem sidos jovens pardos e de classes mais baixas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFandomspt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordSociologia da Leiturapt_BR
dc.subject.keywordCultura de convergênciapt_BR
dc.subject.keywordJovens leitorespt_BR
dc.titleFandoms e a leitura : um estudo do comportamento de jovens leitores nas redes sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T12:13:53Z-
dc.date.available2023-11-09T12:13:53Z-
dc.date.submitted2023-07-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36741-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The current work seeks to understand the reading practice of young Brazilians within fandoms in social media. This research will reflect on the practice of reading among young people in the current scenario of convergence culture in social media. The research is structured on a framework that addresses the following steps: the theoretical foundation presents the sociology of reading, its evolution and different technologies; the reading practice of young readers; the development of literary fandoms and their productions analyzed from the perspective of convergence culture. During the methodology, a questionnaire was prepared in order to collect data on the profile and preferences of these young readers in their own interactions within social media. It qualifies as an exploratory and descriptive research, considering a sample that represents young people from 13 to 18 years old in Brazil, based on data collected via questionnaire and analyzed in a quantitative and qualitative manner. In the non-probabilistic analysis of the data, it was confirmed, at least within the obtained sample, hypotheses about how the mediation of reading – intentionally and naturally – is essential to encourage the practice of reading in younger people; and it was also found, in contrast to other larger and more general surveys, factors such as most of the respondents were young people of color and from lower classes.pt_BR
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