Título: | O uso da realidade virtual no ensino das artes visuais : imersão como parte do processo de aprendizagem |
Autor(es): | Xavier, Pablo Salgado |
Orientador(es): | Castro, Rosana Andréa Costa de |
Assunto: | Artes visuais - estudo e ensino Metaverso Realidade virtual Ensino e aprendizagem |
Data de apresentação: | 13-Jan-2023 |
Data de publicação: | 6-Nov-2023 |
Referência: | XAVIER, Pablo Salgado. O uso da realidade virtual no ensino das artes visuais: imersão como parte do processo de aprendizagem. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Atualmente
termos com Realidade Virtual, I mersão e M etaverso t ê m sido amplamente
difundidos. Apesar de estarem em voga na contemporaneidade estes termos fazem referência a
sistemas e experiências desenvolvidas e propost a s anos atrás, mas que só atualmente atingiram
uma solidez e usabilidade desejáveis graças ao desenvolvimento tecnológico digital Porém
apesar deste pico atual em seu desenvolvimento tais tecnologias ainda encontram um pouco de
resistência pois enfrentam desafios como custo e acessibilidade. Este T rabalho de Conclusão
de Curso fez uma incursão sobre o uso e as possibilidades da Realidade Virtual na educa ção,
em específico, no ensino das Artes Visuais. P ropondo ao fim a criação de um espaço imersivo
através do uso de software e plataformas gratuitas ao público, com o objetivo de introduzir o
aluno ao mundo imersivo da Realidade Virtual. |
Abstract: | Currently,
terms such as Virtual Reality, Immersion and Metaverse have been widely
disseminated. Despite being popular nowadays, these terms refer to systems and experiences
developed and proposed years ago, but which have only now achieved a desirable solidity and
usability thanks to digital technological development. However, despite this current peak in its
development such t echnologies still encounter some resistance as they face challenges such as
cost and accessibility. This Course Completion Work made an incursion on the use and
possibilities of Virtual Reality in education, specifically, in the teaching of Visual Arts.
Proposing at the end the creation of an immersive space through the use of software and
platforms free to the public, with the aim of introducing the student to the immersive world of
Virtual Reality. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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