Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro, Rosana Andréa Costa de | - |
dc.contributor.author | Xavier, Pablo Salgado | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Pablo Salgado. O uso da realidade virtual no ensino das artes visuais: imersão como parte do processo de aprendizagem. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente
termos com Realidade Virtual, I mersão e M etaverso t ê m sido amplamente
difundidos. Apesar de estarem em voga na contemporaneidade estes termos fazem referência a
sistemas e experiências desenvolvidas e propost a s anos atrás, mas que só atualmente atingiram
uma solidez e usabilidade desejáveis graças ao desenvolvimento tecnológico digital Porém
apesar deste pico atual em seu desenvolvimento tais tecnologias ainda encontram um pouco de
resistência pois enfrentam desafios como custo e acessibilidade. Este T rabalho de Conclusão
de Curso fez uma incursão sobre o uso e as possibilidades da Realidade Virtual na educa ção,
em específico, no ensino das Artes Visuais. P ropondo ao fim a criação de um espaço imersivo
através do uso de software e plataformas gratuitas ao público, com o objetivo de introduzir o
aluno ao mundo imersivo da Realidade Virtual. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metaverso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O uso da realidade virtual no ensino das artes visuais : imersão como parte do processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T12:30:51Z | - |
dc.date.available | 2023-11-06T12:30:51Z | - |
dc.date.submitted | 2023-01-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36721 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Currently,
terms such as Virtual Reality, Immersion and Metaverse have been widely
disseminated. Despite being popular nowadays, these terms refer to systems and experiences
developed and proposed years ago, but which have only now achieved a desirable solidity and
usability thanks to digital technological development. However, despite this current peak in its
development such t echnologies still encounter some resistance as they face challenges such as
cost and accessibility. This Course Completion Work made an incursion on the use and
possibilities of Virtual Reality in education, specifically, in the teaching of Visual Arts.
Proposing at the end the creation of an immersive space through the use of software and
platforms free to the public, with the aim of introducing the student to the immersive world of
Virtual Reality. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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