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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCastro, Rosana Andréa Costa de-
dc.contributor.authorXavier, Pablo Salgado-
dc.identifier.citationXAVIER, Pablo Salgado. O uso da realidade virtual no ensino das artes visuais: imersão como parte do processo de aprendizagem. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente termos com Realidade Virtual, I mersão e M etaverso t ê m sido amplamente difundidos. Apesar de estarem em voga na contemporaneidade estes termos fazem referência a sistemas e experiências desenvolvidas e propost a s anos atrás, mas que só atualmente atingiram uma solidez e usabilidade desejáveis graças ao desenvolvimento tecnológico digital Porém apesar deste pico atual em seu desenvolvimento tais tecnologias ainda encontram um pouco de resistência pois enfrentam desafios como custo e acessibilidade. Este T rabalho de Conclusão de Curso fez uma incursão sobre o uso e as possibilidades da Realidade Virtual na educa ção, em específico, no ensino das Artes Visuais. P ropondo ao fim a criação de um espaço imersivo através do uso de software e plataformas gratuitas ao público, com o objetivo de introduzir o aluno ao mundo imersivo da Realidade Virtual.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMetaversopt_BR
dc.subject.keywordRealidade virtualpt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO uso da realidade virtual no ensino das artes visuais : imersão como parte do processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-06T12:30:51Z-
dc.date.available2023-11-06T12:30:51Z-
dc.date.submitted2023-01-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36721-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Currently, terms such as Virtual Reality, Immersion and Metaverse have been widely disseminated. Despite being popular nowadays, these terms refer to systems and experiences developed and proposed years ago, but which have only now achieved a desirable solidity and usability thanks to digital technological development. However, despite this current peak in its development such t echnologies still encounter some resistance as they face challenges such as cost and accessibility. This Course Completion Work made an incursion on the use and possibilities of Virtual Reality in education, specifically, in the teaching of Visual Arts. Proposing at the end the creation of an immersive space through the use of software and platforms free to the public, with the aim of introducing the student to the immersive world of Virtual Reality.pt_BR
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