Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/36713
Título: | A mediação cultural do popular no ambiente digital : uma experiência a partir do acervo da Casa da Cultura da América Latina |
Autor(es): | Bezerra, Jeanne Drielle Santos |
Orientador(es): | Sousa, Cinara Barbosa de |
Assunto: | Mediação cultural Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília - CAL/UNB Ambientes virtuais |
Data de apresentação: | 21-Set-2023 |
Data de publicação: | 3-Nov-2023 |
Referência: | BEZERRA, Jeanne Drielle Santos. A mediação cultural do popular no ambiente digital: uma experiência a partir do acervo da Casa da Cultura da América Latina. 2022. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho trata das possibilidades de práticas de mediação e de experiências
educativas no ambiente remoto e on-line. Relata a proposta desenvolvida de visita
mediada Nuances do popular no acervo da Casa da Cultura da América Latina. O
planejamento e a metodologia para a mediação estão baseados nos estudos
decoloniais, na pedagogia de bell hooks e nas compreensões de práticas educativas
multiculturais, visando a construção coletiva de conhecimento a partir da participação
e da reciprocidade. A partir de pesquisas realizadas por meio do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do projeto de extensão
Mediação Cultural: Educativos Visíveis, foram trabalhados conceitos acerca do
popular e das possibilidades de mediação em um formato digital. Neste texto está
presente a descrição desse processo educativo, desde sua idealização até as
reflexões conceituais e metodológicas que ele provocou após realizado. |
Resumén: | Este trabajo trata de las posibilidades de prácticas de mediación y de experiencias
educativas en el ambiente remoto y en línea. Narra la propuesta desarrollada de visita
mediada Nuances do popular no acervo da Casa da Cultura da América Latina. El
planeamiento y la metodología para la mediación son guiados por los estudios
decoloniales, por la pedagogía de bell hooks y por las comprensiones de las prácticas
educacionales multiculturales, teniendo la intención de construir colectivamente el
conocimiento a partir de la participación y de la reciprocidad. Desde investigaciones
realizadas a través del Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
y del proyecto de extensión universitaria Mediação Cultural: Educativos Visíveis, han
sido estudiados conceptos del popular y de las posibilidades de mediación en formato
digital. En este texto está la descripción de ese proceso educativo, desde su
idealización hacia las reflexiones conceptuales y metodológicas que él ha provocado
después de acabado. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.