Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso abordou reflexões acerca do âmbito escolar,
principalmente, sobre o espaço da sala de aula, considerando às possíveis intervenções que
residem nas paredes, portas e, como foco dessa pesquisa, nas superfícies das carteiras
escolares. Na escrita, há uma consideração acerca da potencialidade expressiva que poderia
transitar entre tantos desenhos, gravuras, palavras e rabiscos, tendo como ponto de partida
uma narrativa pessoal acerca da experiência de escolarização. Nesse sentido, essa pesquisa
possui como procedimento metodológico, entrevistas narrativas realizadas com dois
colaboradores, entre 40 e 60 anos, que relataram suas experiências de escolarização. A partir
desse caminho metodológico, aliado à minha narrativa experiencial, foi possível traçar uma
“linha do tempo”, que ilustrou possíveis mudanças entre as relações dos colaboradores com a
escola e com o passar dos anos e, particularmente, com o artefato em questão: a carteira
escolar. Como resultado do estudo, foi possível concluir que existem relações entre a
necessidade de um ensino mais integrativo e a busca por suportes expressivos dentro de uma
sala de aula, sobretudo, após refletir sobre os motivos que poderiam gerar essa necessidade
expressiva sobre os artefatos escolares. Assim, torna-se necessário pensar a escola como um
ambiente de construção do saber, da comunicação, do exercício artístico e expressivo, de
relações sociais e da cultura, atento às necessidades dos alunos e que dê voz e sentido às suas
formas expressivas, especialmente, ao promover um espaço de desenvolvimento e troca. |