Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36709
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaLuizaCamiloDePaula_tcc.pdf506,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Carteiras escolares como artefatos de expressão artística : narrativas sobre experiências de escolarização
Autor(es): Paula, Ana Luiza Camilo de
Orientador(es): Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro
Assunto: Expressão artística
Materiais artísticos
Ambiente escolar
Arte - estética
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 31-Out-2023
Referência: PAULA, Ana Luiza Camilo de. Carteiras escolares como artefatos de expressão artística: narrativas sobre experiências de escolarização 2022. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso abordou reflexões acerca do âmbito escolar, principalmente, sobre o espaço da sala de aula, considerando às possíveis intervenções que residem nas paredes, portas e, como foco dessa pesquisa, nas superfícies das carteiras escolares. Na escrita, há uma consideração acerca da potencialidade expressiva que poderia transitar entre tantos desenhos, gravuras, palavras e rabiscos, tendo como ponto de partida uma narrativa pessoal acerca da experiência de escolarização. Nesse sentido, essa pesquisa possui como procedimento metodológico, entrevistas narrativas realizadas com dois colaboradores, entre 40 e 60 anos, que relataram suas experiências de escolarização. A partir desse caminho metodológico, aliado à minha narrativa experiencial, foi possível traçar uma “linha do tempo”, que ilustrou possíveis mudanças entre as relações dos colaboradores com a escola e com o passar dos anos e, particularmente, com o artefato em questão: a carteira escolar. Como resultado do estudo, foi possível concluir que existem relações entre a necessidade de um ensino mais integrativo e a busca por suportes expressivos dentro de uma sala de aula, sobretudo, após refletir sobre os motivos que poderiam gerar essa necessidade expressiva sobre os artefatos escolares. Assim, torna-se necessário pensar a escola como um ambiente de construção do saber, da comunicação, do exercício artístico e expressivo, de relações sociais e da cultura, atento às necessidades dos alunos e que dê voz e sentido às suas formas expressivas, especialmente, ao promover um espaço de desenvolvimento e troca.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.