Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36690
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MatheusDosSantosBrito_tcc.pdf704,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da correlação entre o retorno e o desempenho dos Brazilian Depositary Receipts e de suas ações negociadas em bolsas estrangeiras
Autor(es): Brito, Matheus dos Santos
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Mercado de capitais
Ações (Finanças)
Ciências Contábeis
Data de apresentação: 26-Set-2022
Data de publicação: 30-Out-2023
Referência: BRITO, Matheus dos Santos. Análise da correlação entre o retorno e o desempenho dos Brazilian Depositary Receipts e de suas ações negociadas em bolsas estrangeiras. 2022. 31 f,. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo visa analisar a oscilação dos Brazilian Depositary Receipts, com a finalidade de verificar o desempenho de suas cotações versus o desempenho das ações que os lastreiam, dando continuidade ao trabalho de Lima (2013), trazendo novas informações de 2013 a 2021. A principal problemática respondida é: Qual a correlação entre os retornos dos ativos originais e os retornos dos Cdrs negociados na B3? Para tanto, quanto à metodologia, utilizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem quantitativa das informações analisadas. A população da pesquisa consiste nas 7 empresas estrangeiras com Bross ativos no Brasil com o maior volume negociado entre 2013 e 2021, em linha com o artigo de Lima (2013), que serve como base para este artigo. Na sequência, procedeu-se à coleta dos históricos das cotações através da plataforma Econométrica ®. As cotações foram utilizadas para calcular o retorno diário e o retorno acumulado dos ativos estudados, para então avaliar a correlação entre eles. Assim como o estudo proposto por Lima (2013), neste estudo conclui-se que há alta correlação entre os retornos e desempenho dos BDRs. Contudo, acrescenta-se ao final uma breve observação sobre a eficiência do mercado, demonstrando que apesar da alta correlação durante todo o período analisado, não é possível dizer que foi uma correlação perfeita no decorrer do tempo, sendo possível uma arbitragem entre as cotações visto que em alguns momentos pode ser mais vantajoso a alocação através de algum BDR contra a alocação no ativo diretamente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.