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Título: Impacto do teto de gastos da União sobre a educação
Autor(es): Silva, Nathalia Dutra
Orientador(es): Rosa, Lilian da
Assunto: Educação infantil
Política e educação
Políticas educacionais
Políticas econômicas
Teto dos gastos públicos
Alfabetização
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 30-Out-2023
Referência: SILVA, Nathalia Dutra. Impacto do teto de gastos da União sobre a educação. 2023. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo pretende refletir acerca do papel político da educação a partir da filosofia pedagógica freireana, cuja defesa do papel potencialmente emancipador das classes populares de suas condições de opressão e consequente ameaça ao status quo nos leva a defender o desmonte da educação brasileira como uma escolha política. A previsão constitucional do direito à educação e a consequente regulamentação de uma série de políticas educacionais tiveram efeitos positivos na alfabetização das massas e de seu acesso ao ensino superior. Nesse sentido, a restrição dos gastos governamentais em matéria de educação por via do teto de gastos não representa uma mera escolha de política econômica visando obter um melhor cenário econômico por meio da sustentabilidade da dívida pública, logo que percebeu-se, também, os efeitos contraproducentes de uma política essencialmente ortodoxa na modernidade neoliberal. Para tanto, recorri à pesquisa documental como técnica de pesquisa, me apoiando em dados secundários.
Abstract: The present study aims to reflect on the political role of education based on Freire's pedagogical philosophy, whose defense of the potentially emancipator role of the popular classes from their conditions of oppression and consequent threat to the status quo, leads us to defend the disassembly of the Brazilian education as a political choice. The constitutional provision of the right to education and the consequent regulation of a series of educational policies had positive effects on the literacy of the masses and their access to better education. In this regard, the restriction of government spending on education through the spending cap does not represent a mere choice of economic policy with the aim of obtaining a better economic scenario through the sustainability of the public debt, once it has also been demonstrated the counterproductive effects of an essentially orthodox policy in neoliberal modernity. To do so, I resorted to documentary research as a research technique, relying on secondary data.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
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