Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rosa, Lilian da | - |
dc.contributor.author | Silva, Nathalia Dutra | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nathalia Dutra. Impacto do teto de gastos da União sobre a educação. 2023. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo pretende refletir acerca do papel político da educação a partir da filosofia
pedagógica freireana, cuja defesa do papel potencialmente emancipador das classes populares
de suas condições de opressão e consequente ameaça ao status quo nos leva a defender o
desmonte da educação brasileira como uma escolha política. A previsão constitucional do
direito à educação e a consequente regulamentação de uma série de políticas educacionais
tiveram efeitos positivos na alfabetização das massas e de seu acesso ao ensino superior. Nesse
sentido, a restrição dos gastos governamentais em matéria de educação por via do teto de gastos
não representa uma mera escolha de política econômica visando obter um melhor cenário
econômico por meio da sustentabilidade da dívida pública, logo que percebeu-se, também, os
efeitos contraproducentes de uma política essencialmente ortodoxa na modernidade neoliberal.
Para tanto, recorri à pesquisa documental como técnica de pesquisa, me apoiando em dados
secundários. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas econômicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teto dos gastos públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Impacto do teto de gastos da União sobre a educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T11:30:07Z | - |
dc.date.available | 2023-10-30T11:30:07Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36684 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aims to reflect on the political role of education based on Freire's
pedagogical philosophy, whose defense of the potentially emancipator role of the popular
classes from their conditions of oppression and consequent threat to the status quo, leads us to
defend the disassembly of the Brazilian education as a political choice. The constitutional
provision of the right to education and the consequent regulation of a series of educational
policies had positive effects on the literacy of the masses and their access to better education.
In this regard, the restriction of government spending on education through the spending cap
does not represent a mere choice of economic policy with the aim of obtaining a better economic
scenario through the sustainability of the public debt, once it has also been demonstrated the
counterproductive effects of an essentially orthodox policy in neoliberal modernity. To do so,
I resorted to documentary research as a research technique, relying on secondary data. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
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