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Título: Julgamento e significado : uma proposta de escala baseada em marcas de tênis
Autor(es): Matos, Alex Portela de
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Marca registrada
Comportamento do consumidor
Consumidores - preferência
Marketing
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 4-Jun-2012
Referência: MATOS, Alex Portela de. Julgamento e significado: uma proposta de escala baseada em marcas de tênis. 2011. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O estudo das marcas tem sua importância na área do marketing. O que se nota, principalmente no séc. XXI, é que o ciclo de vida dos produtos tem se tornado menor, esses produtos tem se tornado mais parecidos e a marca tem sido um dos principais diferenciais entre eles. Uma das formas de estudar a influência da marca é analisando os consumidores no que tange aos tipos de julgamentos e os significados que eles atribuem às marcas A presente pesquisa, de caráter exploratório e qualitativo, teve como objetivo propor uma escala que identifique tipos de julgamento e significados atribuídos às marcas com base em entrevistas realizadas com consumidores que possuem marca preferida de tênis de passeio. As entrevistas foram baseadas em um roteiro semiestruturado e após análise de conteúdo foi proposta a escala. Essa escala obteve 32 itens que passaram por validação semântica. A pesquisa teve como limitação o fato do estudo não ter sido ampliado para consumidores de marcas de outros produtos, além de tênis. Sugere- se que estudos quantitativos sejam realizados utilizando a escala proposta para testá-la e validá-la por juízes e estatisticamente, para assim obter um instrumento capaz de entender como o consumidor compreende e se comporta diante das marcas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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