Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Silva, Marina Karla Pereira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marina Karla Pereira da. Materialidade na educação Waldorf. 2022. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como foco central a Pedagogia Waldorf e os aspectos relacionados a sua prática, materialidade e as possibilidades de vivências para as crianças. Nesse sentido, a pergunta que deu origem a este artigo monográfico foi: os objetos e materiais utilizados pelas professoras no jardim de infância Waldorf são possibilitadores de quais experiências na educação infantil? Tendo como objetivo geral, compreender as práticas realizadas no Jardim de Infância Waldorf por meio da materialidade disponibilizada às crianças. E
objetivos específicos, identificar a base teórica e prática na Pedagogia Waldorf, cotejando os trabalhos científicos que tratam da prática docente/pedagógica tendo como foco a cultura material. Realiza-se, portanto, uma pesquisa de caráter qualitativo, se tratando de um levantamento bibliográfico, a fim de desenvolver um estudo que cubra lacunas referentes ao problema aqui construído, com uma demarcação cronológica dos últimos dez anos (2012- 2022). A partir da pesquisa bibliográfica realizada, tendo como base os autores Ferreira (2022), Marinis (2015) e Santos (2015), Santos, Shibukawa (2020), Pilla (2013), Andrade (2013), Frari (2018), Martins (2021), este trabalho apresenta conceitos e princípios sobre a filosofia que inspira a Pedagogia Waldorf, a Antroposofia, trazendo uma breve biografia do seu idealizador Rudolf Steiner, expondo a proposta pedagógica Waldorf e suas características. Partindo do contexto dessa Pedagogia, foram expostos também os princípios da Educação Infantil, chamado Primeiro Setênio na proposta pedagógica Waldorf. Além de esclarecer a materialidade nesse método de ensino, apontando os objetos, materiais, mobílias que são referência para essa prática pedagógica, tendo como base a materialidade de instituições Waldorf do Distrito Federal publicadas em periódicos e nos sites das referidas instituições. Os resultados demonstram que ainda são poucas as escolas adotantes da metodologia Waldorf no DF, e no que se refere a análise dos trabalhos científicos analisados, eles apresentam pontos em comum, apontando uma materialidade natural (materiais simples, feitos manualmente, encontrados e coletados na natureza), no que diz respeito a literatura consultada apontou como pontos positivos alguns avanços nas principais discussões, ao se tratar da Antroposofia e seus fundamentos, no que diz respeito ao seu criador Rudolf Steiner, trazendo pontos importantes sobre a proposta pedagógica Waldorf e suas características. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia Waldorf | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materialidade | pt_BR |
dc.title | Materialidade na educação Waldorf | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-25T14:56:45Z | - |
dc.date.available | 2023-10-25T14:56:45Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36651 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In view of the scarce production that approaches the relation between the Waldorf Pedagogy and the material culture, verified from the bibliographic survey carried out here, the materiality in Waldorf Pedagogy and the possibilities of experiences for children. Hence, the question that originates from this article was: are the objects and materials used by the Waldorf kindergarten teachers enabling which kind of experiences at the infantile
education? Therefore, a qualitative research is made, using a bibliographic survey, in order to develop a study that answers the questions related to the problems here exposed, with a chronological demarcation of the last ten years (2012 - 2022). From the bibliographic research held Ferreira (2022), Marinis (2015) e Santos (2015), Santos, Shibukawa (2020), Pilla (2013), Andrade (2013), Frari (2018), Martins (2021). This paper presents concepts and principles about the philosophy that inspires the Waldorf Pedagogy, the Anthroposophy, bringing a brief biography of its idealist Rudolf Steiner, exposing the Waldorf pedagogical proposal and its characteristics. Starting from this pedagogy context, were also exposed the infantile education principles, known by first Sethen at the Waldorf pedagogy proposal. In addition to clarifying the materiality in this teaching method, pointing to the objects, materials and furniture that are reference to this pedagogical practice, based on the Waldorf institutions materiality, located at the Federal District, published in journals and websites. The results indicate that there are few schools that use the Waldorf pedagogy at Brasília, and in light of the scientific papers analyzed, they present relatable opinions, pointing to a natural materiality. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|