Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36643
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IngridCristinaAlmeidaSousa_tcc.pdf611,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nível de alfabetização financeira : um estudo com os discentes do 8° e 9° anos na Escola Centro Educacional Darcy Ribeiro
Autor(es): Sousa, Ingrid Cristina Almeida de
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Alfabetização financeira
Data de apresentação: 21-Set-2022
Data de publicação: 25-Out-2023
Referência: SOUSA, Ingrid Cristina Almeida de. Nível de alfabetização financeira: um estudo com os discentes do 8° e 9° anos na Escola Centro Educacional Darcy Ribeiro. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar o nível de alfabetização financeira dos discentes de 8° e 9° anos do Centro Educacional Darcy Ribeiro, escola referência no ensino da rede pública da região administrativa do Paranoá-DF. Para atingir o objetivo de pesquisa foi feita a aplicação de um questionário adaptado do PISA, da OCDE (2017) e Inep (2020) para o Exame Nacional do Ensino Médio. Foram coletadas 112 respostas no total. Através dos dados coletados na pesquisa foi possível concluir que grande parte da amostra está concentrada nos níveis 3 e 4 de alfabetização financeira, somando aproximadamente 67,47% de ocorrência. Através do teste estatístico de Kruskal Wallis para análise de relação entre variáveis socioeconômicas e o nível de alfabetização financeira, foi possível observar que as variáveis socioeconômicas como cor/raça, renda familiar mensal e nível de escolaridade da mãe podem influenciar o nível de alfabetização financeira dos alunos.
Abstract: The study aims to analyze the level of financial literacy of students in the 8th and 9th grades of Centro Educacional Darcy Ribeiro, a reference school in public education in the administrative region of Paranoá-DF. To achieve the research objective, a questionnaire adapted from PISA, OECD (2017) and Inep (2020) was applied for the National High School Exam. A total of 112 responses were collected. Through the data collected in the research, it was possible to conclude that a large part of the sample is concentrated in levels 3 and 4 of financial literacy, totaling approximately 67.47% of occurrence. Through the Kruskal Wallis statistical test to analyze the relationship between socioeconomic variables and the level of financial literacy, it was possible to observe that socioeconomic variables such as color/race, monthly family income and the mother's level of education can influence the level of financial literacy of the children. students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.