Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Botelho, Ducineli Régis | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ingrid Cristina Almeida de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ingrid Cristina Almeida de. Nível de alfabetização financeira: um estudo com os discentes do 8° e 9° anos na Escola Centro Educacional Darcy Ribeiro. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo tem como objetivo analisar o nível de alfabetização financeira dos discentes de 8° e
9° anos do Centro Educacional Darcy Ribeiro, escola referência no ensino da rede pública da
região administrativa do Paranoá-DF. Para atingir o objetivo de pesquisa foi feita a aplicação
de um questionário adaptado do PISA, da OCDE (2017) e Inep (2020) para o Exame Nacional
do Ensino Médio. Foram coletadas 112 respostas no total. Através dos dados coletados na
pesquisa foi possível concluir que grande parte da amostra está concentrada nos níveis 3 e 4 de
alfabetização financeira, somando aproximadamente 67,47% de ocorrência. Através do teste
estatístico de Kruskal Wallis para análise de relação entre variáveis socioeconômicas e o nível
de alfabetização financeira, foi possível observar que as variáveis socioeconômicas como
cor/raça, renda familiar mensal e nível de escolaridade da mãe podem influenciar o nível de
alfabetização financeira dos alunos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização financeira | pt_BR |
dc.title | Nível de alfabetização financeira : um estudo com os discentes do 8° e 9° anos na Escola Centro Educacional Darcy Ribeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-25T12:08:50Z | - |
dc.date.available | 2023-10-25T12:08:50Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36643 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study aims to analyze the level of financial literacy of students in the 8th and 9th grades of
Centro Educacional Darcy Ribeiro, a reference school in public education in the administrative
region of Paranoá-DF. To achieve the research objective, a questionnaire adapted from PISA,
OECD (2017) and Inep (2020) was applied for the National High School Exam. A total of 112
responses were collected. Through the data collected in the research, it was possible to conclude
that a large part of the sample is concentrated in levels 3 and 4 of financial literacy, totaling
approximately 67.47% of occurrence. Through the Kruskal Wallis statistical test to analyze the
relationship between socioeconomic variables and the level of financial literacy, it was possible
to observe that socioeconomic variables such as color/race, monthly family income and the
mother's level of education can influence the level of financial literacy of the children. students. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|