Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36615
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DaniloDeSousaAraujo_tcc.pdf900,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação financeira : uma análise bibliométrica com enfoque nos construtos atitude e comportamento financeiros
Autor(es): Araújo, Danilo de Sousa
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Finanças comportamentais
Endividamento
Data de apresentação: 31-Ago-2022
Data de publicação: 24-Out-2023
Referência: ARAÚJO, Danilo de Sousa. Educação financeira: uma análise bibliométrica com enfoque nos construtos atitude e comportamento financeiros. 2022. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Educação Financeira tem se tornado cada vez mais relevante para o crescimento econômico dos países, principalmente àqueles que apresentam um baixo nível de alfabetização financeira. Este é o caso do Brasil, que mesmo com a implementação da ENEF em 2010, o país ainda está longe do nível ideal de Alfabetização Financeira, isso se reflete no alto nível de endividamento das famílias brasileiras e no baixo número de pesquisas científicas na área. Nesse sentido, visando contribuir com estudos científicos sobre o tema no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo mapear os principais assuntos, autores e fontes relacionados à educação financeira, por meio de revisão bibliométrica, com enfoque nos construtos atitude e comportamento financeiros. Para tanto, foram selecionados 423 artigos, indexados na base de dados Web of Science (WoS). Utilizando-se do software R para as análises bibliométricas, por meio da interface Shiny do pacote Bibliometrix, foram identificados os principais autores, periódicos e termos relevantes da temática Educação Financeira no último triênio (2019-2021). Os resultados indicam, em consonância com a premissa da Lei de Lotka, que um número limitado de pesquisadores produz muito (0,2%), enquanto a maioria dos pesquisadores produz muito pouco (87,40%). Além disso, confirmou-se que no Brasil este tema é incipiente.
Abstract: Financial Education has become increasingly relevant for the economic growth of countries, especially those that have a low level of financial literacy. This is the case of Brazil, which even with the implementation of ENEF in 2010, the country is still far from the ideal level of Financial Literacy, this is reflected in the high level of indebtedness of Brazilian families and in the low number of scientific researches in the area. In this sense, aiming to contribute to scientific studies on the subject in Brazil, this research aims to map the main subjects, authors and sources related to financial education, through bibliometric review, focusing on the constructs financial attitude and behavior. For this, 423 articles were selected, indexed in the Web of Science (WoS) database. Using the R software for the bibliometric analyses, through the Shiny interface of the Bibliometrix package, the main authors, journals and relevant terms of the Financial Education theme in the last three-year period (2019-2021) were identified. The results indicate, in line with the premise of Lotka's Law, that a limited number of researchers produce a lot (0.2%), while most researchers produce very little (87.40%). Moreover, it was confirmed that in Brazil this theme is incipient.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.