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dc.contributor.advisorBotelho, Ducineli Régis-
dc.contributor.authorAraújo, Danilo de Sousa-
dc.identifier.citationARAÚJO, Danilo de Sousa. Educação financeira: uma análise bibliométrica com enfoque nos construtos atitude e comportamento financeiros. 2022. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEducação Financeira tem se tornado cada vez mais relevante para o crescimento econômico dos países, principalmente àqueles que apresentam um baixo nível de alfabetização financeira. Este é o caso do Brasil, que mesmo com a implementação da ENEF em 2010, o país ainda está longe do nível ideal de Alfabetização Financeira, isso se reflete no alto nível de endividamento das famílias brasileiras e no baixo número de pesquisas científicas na área. Nesse sentido, visando contribuir com estudos científicos sobre o tema no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo mapear os principais assuntos, autores e fontes relacionados à educação financeira, por meio de revisão bibliométrica, com enfoque nos construtos atitude e comportamento financeiros. Para tanto, foram selecionados 423 artigos, indexados na base de dados Web of Science (WoS). Utilizando-se do software R para as análises bibliométricas, por meio da interface Shiny do pacote Bibliometrix, foram identificados os principais autores, periódicos e termos relevantes da temática Educação Financeira no último triênio (2019-2021). Os resultados indicam, em consonância com a premissa da Lei de Lotka, que um número limitado de pesquisadores produz muito (0,2%), enquanto a maioria dos pesquisadores produz muito pouco (87,40%). Além disso, confirmou-se que no Brasil este tema é incipiente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordFinanças pessoaispt_BR
dc.subject.keywordFinanças comportamentaispt_BR
dc.subject.keywordEndividamentopt_BR
dc.titleEducação financeira : uma análise bibliométrica com enfoque nos construtos atitude e comportamento financeirospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T11:51:26Z-
dc.date.available2023-10-24T11:51:26Z-
dc.date.submitted2022-08-31-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36615-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Financial Education has become increasingly relevant for the economic growth of countries, especially those that have a low level of financial literacy. This is the case of Brazil, which even with the implementation of ENEF in 2010, the country is still far from the ideal level of Financial Literacy, this is reflected in the high level of indebtedness of Brazilian families and in the low number of scientific researches in the area. In this sense, aiming to contribute to scientific studies on the subject in Brazil, this research aims to map the main subjects, authors and sources related to financial education, through bibliometric review, focusing on the constructs financial attitude and behavior. For this, 423 articles were selected, indexed in the Web of Science (WoS) database. Using the R software for the bibliometric analyses, through the Shiny interface of the Bibliometrix package, the main authors, journals and relevant terms of the Financial Education theme in the last three-year period (2019-2021) were identified. The results indicate, in line with the premise of Lotka's Law, that a limited number of researchers produce a lot (0.2%), while most researchers produce very little (87.40%). Moreover, it was confirmed that in Brazil this theme is incipient.pt_BR
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