Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Botelho, Ducineli Régis | - |
dc.contributor.author | Araújo, Danilo de Sousa | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Danilo de Sousa. Educação financeira: uma análise bibliométrica com enfoque nos construtos atitude e comportamento financeiros. 2022. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Educação Financeira tem se tornado cada vez mais relevante para o crescimento econômico dos
países, principalmente àqueles que apresentam um baixo nível de alfabetização financeira. Este é o
caso do Brasil, que mesmo com a implementação da ENEF em 2010, o país ainda está longe do
nível ideal de Alfabetização Financeira, isso se reflete no alto nível de endividamento das famílias
brasileiras e no baixo número de pesquisas científicas na área. Nesse sentido, visando contribuir
com estudos científicos sobre o tema no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo mapear os
principais assuntos, autores e fontes relacionados à educação financeira, por meio de revisão
bibliométrica, com enfoque nos construtos atitude e comportamento financeiros. Para tanto, foram
selecionados 423 artigos, indexados na base de dados Web of Science (WoS). Utilizando-se do
software R para as análises bibliométricas, por meio da interface Shiny do pacote Bibliometrix,
foram identificados os principais autores, periódicos e termos relevantes da temática Educação
Financeira no último triênio (2019-2021). Os resultados indicam, em consonância com a premissa
da Lei de Lotka, que um número limitado de pesquisadores produz muito (0,2%), enquanto a
maioria dos pesquisadores produz muito pouco (87,40%). Além disso, confirmou-se que no Brasil
este tema é incipiente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Finanças comportamentais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Endividamento | pt_BR |
dc.title | Educação financeira : uma análise bibliométrica com enfoque nos construtos atitude e comportamento financeiros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T11:51:26Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T11:51:26Z | - |
dc.date.submitted | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36615 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Financial Education has become increasingly relevant for the economic growth of countries,
especially those that have a low level of financial literacy. This is the case of Brazil, which even
with the implementation of ENEF in 2010, the country is still far from the ideal level of Financial
Literacy, this is reflected in the high level of indebtedness of Brazilian families and in the low
number of scientific researches in the area. In this sense, aiming to contribute to scientific studies
on the subject in Brazil, this research aims to map the main subjects, authors and sources related to
financial education, through bibliometric review, focusing on the constructs financial attitude and
behavior. For this, 423 articles were selected, indexed in the Web of Science (WoS) database.
Using the R software for the bibliometric analyses, through the Shiny interface of the Bibliometrix
package, the main authors, journals and relevant terms of the Financial Education theme in the last
three-year period (2019-2021) were identified. The results indicate, in line with the premise of
Lotka's Law, that a limited number of researchers produce a lot (0.2%), while most researchers
produce very little (87.40%). Moreover, it was confirmed that in Brazil this theme is incipient. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|