Título: | Orçamento público da Universidade de Brasília – UNB : reflexos da adoção do Regime de Ensino Não-Presencial |
Autor(es): | Suhett, Bruno da Silva |
Orientador(es): | Campos, Edmilson Soares |
Assunto: | Pandemia Ensino Remoto Emergencial (ERE) Contabilidade pública |
Data de apresentação: | 17-Ago-2022 |
Data de publicação: | 24-Out-2023 |
Referência: | SUHETT, Bruno da Silva. Orçamento público da Universidade de Brasília – UNB: reflexos da adoção do Regime de Ensino Não-Presencial. 2022. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho tem a finalidade de mostrar o impacto orçamentário na Universidade
de Brasília – UnB, durante a Pandemia da COVID-19, sobretudo com a adoção do regime
de ensino não-presencial. O estudo teve como objetivo evidenciar o comportamento dos
gastos da UnB com relação ao citado evento. Para tanto, procurou-se destacar as variações
de receitas e despesas orçamentárias executadas pela UnB, no período delimitado de 2017
a 2021, confrontando-as com o quantitativo de alunos matriculados, considerado à análise
da possível economicidade do ensino remoto, do ponto de vista orçamentário, e, se a UnB
foi prejudicada com os cortes orçamentários do Governo Federal na Pasta da Educação
para fazer frente ao combate a situação pandêmica que afetou o país. Trata-se de uma
pesquisa documental e descritiva, além de ser um estudo de caso restrito à análise de
dados pré-existentes. Quanto à coleta de informações foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de dados orçamentários e financeiros, que foram extraídos dos sistemas Siga
Brasil e Tesouro Gerencial. A análise dos dados foi feita por meio de abordagem qualitativa, valendo-se de números índice para comparações que proporcionaram conclusões que
podem ser importantes para tomada de decisão dos gestores públicos. |
Abstract: | The present work aims to show the budgetary impact at the University of Brasília - UnB,
during the COVID-19 Pandemic, especially with the adoption of the non-face-to-face
teaching regime. The study aimed to highlight the behavior of UnB's expenditures in relation to the aforementioned event. To this end, we sought to highlight the variations in
budget revenues and expenses performed by UnB, in the delimited period of the research,
comparing them with the number of enrolled students, considering the analysis of the
possible economics of remote teaching, from the point of view budget, and if UnB was
harmed by the Federal Government's budget cuts in the Education Department to face the
fight against the pandemic situation that affected the country. This is a documental and
descriptive research, restricted to the analysis of pre-existing data. As for data collection,
a bibliographic and documental research was carried out, with budgetary and financial
data taken from Siga Brasil and Tesouro Gerencial. Data analysis was performed through
qualitative approaches, using index numbers for comparisons that provided conclusions
that may be important for decision-making by public managers. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.