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dc.contributor.advisorCampos, Edmilson Soares-
dc.contributor.authorSuhett, Bruno da Silva-
dc.identifier.citationSUHETT, Bruno da Silva. Orçamento público da Universidade de Brasília – UNB: reflexos da adoção do Regime de Ensino Não-Presencial. 2022. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem a finalidade de mostrar o impacto orçamentário na Universidade de Brasília – UnB, durante a Pandemia da COVID-19, sobretudo com a adoção do regime de ensino não-presencial. O estudo teve como objetivo evidenciar o comportamento dos gastos da UnB com relação ao citado evento. Para tanto, procurou-se destacar as variações de receitas e despesas orçamentárias executadas pela UnB, no período delimitado de 2017 a 2021, confrontando-as com o quantitativo de alunos matriculados, considerado à análise da possível economicidade do ensino remoto, do ponto de vista orçamentário, e, se a UnB foi prejudicada com os cortes orçamentários do Governo Federal na Pasta da Educação para fazer frente ao combate a situação pandêmica que afetou o país. Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva, além de ser um estudo de caso restrito à análise de dados pré-existentes. Quanto à coleta de informações foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de dados orçamentários e financeiros, que foram extraídos dos sistemas Siga Brasil e Tesouro Gerencial. A análise dos dados foi feita por meio de abordagem qualitativa, valendo-se de números índice para comparações que proporcionaram conclusões que podem ser importantes para tomada de decisão dos gestores públicos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordContabilidade públicapt_BR
dc.titleOrçamento público da Universidade de Brasília – UNB : reflexos da adoção do Regime de Ensino Não-Presencialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T11:10:57Z-
dc.date.available2023-10-24T11:10:57Z-
dc.date.submitted2022-08-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36611-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1The present work aims to show the budgetary impact at the University of Brasília - UnB, during the COVID-19 Pandemic, especially with the adoption of the non-face-to-face teaching regime. The study aimed to highlight the behavior of UnB's expenditures in relation to the aforementioned event. To this end, we sought to highlight the variations in budget revenues and expenses performed by UnB, in the delimited period of the research, comparing them with the number of enrolled students, considering the analysis of the possible economics of remote teaching, from the point of view budget, and if UnB was harmed by the Federal Government's budget cuts in the Education Department to face the fight against the pandemic situation that affected the country. This is a documental and descriptive research, restricted to the analysis of pre-existing data. As for data collection, a bibliographic and documental research was carried out, with budgetary and financial data taken from Siga Brasil and Tesouro Gerencial. Data analysis was performed through qualitative approaches, using index numbers for comparisons that provided conclusions that may be important for decision-making by public managers.pt_BR
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