Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36606
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielaDeMeloBuril_tcc.pdf197,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Potencialidades e limitações do teleatendimento de nutrição em um ambulatório de especialidade de um Hospital Universitário do Distrito Federal
Outros títulos: Potential and limitations of nutrition teleservice in a specialty outpatient clinic of a university hospital in the Federal District
Autor(es): Buril, Gabriela de Melo
Orientador(es): Rodrigues, Viviane Belini
Assunto: Teleatendimento
Nutrição - avaliação
Pandemia
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 23-Out-2023
Referência: BURIL, Gabriela de Melo. Potencialidades e limitações do teleatendimento de nutrição em um ambulatório de especialidade de um Hospital Universitário do Distrito Federal. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Objetivo: O estudo tem por finalidade identificar as limitações e potencialidades do teleatendimento de nutrição oferecido em um ambulatório do pré-natal de alto risco ao puerpério, de um hospital público do Distrito Federal, durante a pandemia da Covid-19. Método: Estudo de campo não randomizado com gestantes e puérperas. Participaram 10 pessoas alocadas em duas modalidades de consultas: (7) braço remoto e (3) braço híbrido (presenciais e remotas). As pacientes encaminhadas ao atendimento ambulatorial foram informadas sobre a modalidade de teleatendimento. Caso houvesse interesse em receber o atendimento remoto, as pacientes recebiam informações sobre acesso, horário da consulta, apresentação de exames recentes e necessidade de cartão da gestante por meio de documento em PDF, foto ou print de tela. Após realizados os atendimentos e o encerramento do acompanhamento nutricional, as pacientes receberam um formulário eletrônico contendo o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, convidando-as para participar da pesquisa e caso desejassem participar, era encaminhado um questionário de identificação do perfil sócio-econômico e um formulário eletrônico contendo a pesquisa de satisfação em formato de Escala Likert. Resultados: As percepções positivas que representaram contentamento com o teleatendimento contemplaram acima de 50% das participantes, considerando os parâmetros adotados para cada pergunta na pesquisa de satisfação. Conclusão: Apesar da consulta remota ter apresentado bom percentual de adesão e satisfação por parte dos usuários, tendo em vista a literatura de suporte, conclui-se que o modelo híbrido de atendimento seja a melhor alternativa considerando aspectos de fortalecimento de vínculos entre paciente e profissional, bem como para fornecimento de uma assistência nutricional adequada. Ressalta-se ainda a necessidade de avanços na literatura, principalmente em âmbito nacional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.