Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Deis Elucy | - |
dc.contributor.author | Almeida, Fernando José de | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Fernando José de. Hospitalidade e religiosidade: um encontro estratégico no Planalto Central do Brasil. 2004. 228 f. Monografia (Especialização em Gestão de Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pretende-se nesta Monografia abordar a questão singular relativa ao ponto de equilíbrio
ou de encontro (ou ainda de harmonização) entre o segmento de demanda, de um lado,
exercida como decorrência de motivação religiosa, pelas pessoas e, do outro lado, a oferta de
hospitalidade para essa demanda, realizada a partir de configuração estratégica adequada de
empreendimento de hospedagem construído em bases vivenciais.
A demanda expressa a busca exercida pelas pessoas religiosas em geral, especialmente
daquelas que procuram desenvolver novas formas de religiosidade, aqui entendidas como
expressão do processo de auto-crescimento ou de auto-transformação dessas pessoas, pelo
que, procurar-se-á caracterizar conceitualmente esse segmento de buscantes, delimitando-o
como uma clientela muito específica e que procura formas de hospitalidade nãoconvencional.
A oferta é estimada e mensurada a partir da concepção de um modelo de
empreendimento, com capacidade de resposta a essa demanda de espaço de hospitalidade
para expressar tal religiosidade. Esse deverá ser dotado com as condições adequadas para
oferecer serviços de hospitalidade com características de excelência e qualidade,
compatíveis ou adequadas com as exigências e sofisticação ditadas pela natureza da demanda
específica em questão. E, para tanto, apresenta-se uma proposta para o seu Planejamento
Estratégico nos moldes de excelência apregoados no domínio da Gestão de Hospitalidade, no
âmbito da UnB – CET.
O espaço de projeção do foco de atenção da proposta e para fins de contextualização
espacial é o do Planalto Central, mais diretamente influenciado por Brasília, com suas já
conhecidas características de cidade mística que na concepção daqueles que a idealizaram e
implementaram, se antecipa ao amanhã como local abençoado capaz de sediar uma nova
civilização mais justa, igualitária e em sintonia com uma certa ordem imanente do universo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Religiosidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hospitalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Meio de hospedagem | pt_BR |
dc.title | Hospitalidade e religiosidade : um encontro estratégico no Planalto Central do Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-07-09T11:54:55Z | - |
dc.date.available | 2009-07-09T11:54:55Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-09T11:54:55Z | - |
dc.date.submitted | 2004-01 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/365 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The intention of this monograph is to approach the singular relative question to the
equilibrium point or point of convergence (or even harmonization) among the demand
segment, on one side, exerted as a consequence of religious motivation and, on the other side,
the hospitality offer for this demand, consummated from the appropriate strategic
configuration of hospitality enterprise constructed in experience basis.
The demand expresses the search practiced by religious people in general, especially
from those ones who look for developing new ways of religiousness, here understood as the
self-growth or self-transformation expression process of these people. This monograph will
attempt to characterize this segment of searches, delimiting them to very specific customers
who look for non-conventional hospitality forms.
The offer is estimated and measured from a conception of an undertaking model, with
capacity to answer this hospitality space demand in order to express such religiousness. This
model should be endowed with appropriate conditions to offer hospitality services with
excellence and quality, compatible or adequate to demands and sophistication imposed by this
specific demand nature. Towards this objective, it is presented a proposal to the strategic
planning, in the excellence characteristics proclaimed in the hospitality form, at UnB – CET.
The focus of the proposal´s projection space is the one of “Planalto Central”, more
directly influenced by Brasília, with its already known characteristics of a mystic city that,
in the conception of those who have idealized and implemented it, anticipates itself towards
tomorrow as a blessed place capable of basing a new civilization, more just, equal and also
tuned to a certain immanent order from the universe. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2004.01.TCC.365 | - |
Aparece na Coleção: | Gestão da Hospitalidade
|