Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36576
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GuilhermeTrigilio_IngridHoyer_PedroAlmo_tcc.pdf14,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto Mara Rosa - 2022 subárea V
Autor(es): Trigilio, Guilherme Spessoto Cardoso
Hoyer, Ingrid de Souza
Almo, Pedro Maragno do
Orientador(es): Oliveira, Claudinei Gouveia de
Della Giustina, Maria Emília Schutesky
Dantas, Elton Luiz
Gonçalves, Guilherme de Oliveira
Roig, Henrique Llacer
Viegas, Luís Gustavo Ferreira
Hauser, Natalia
Vidotti, Roberta Mary
Souza, Valmir da Silva
Assunto: Arco Magmático de Goiás (Geologia)
Mapa geológico
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: TRIGILIO, Guilherme Spessoto Cardoso; HOYER, Ingrid de Souza; ALMO, Pedro Maragno do. Projeto Mara Rosa - 2022 subárea V. 2023. 179 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Projeto Mara Rosa consiste no mapeamento geológico em escala de 1:25000 de uma área com aproximadamente 647 Km2, situada na porção central do município de Mara Rosa, região noroeste do Estado de Goiás. A área está situada no contexto geológico e estrutural do Arco Magmático de Mara Rosa e seu contexto geotectônico corresponde aos sistemas interoceânico e continental, que compõem as etapas de desenvolvimento do Arco Magmático de Goiás.As litologias presentes no Arco Magmático de Goiás são caracterizadas por uma associação de ortognaisses de composição tonalítica a diorítica, anfibolitos, xistos e rochas oriundas de processos hidrotermais da sequência Mara Rosa, além de xistos e granitóides pertencentes a sequência Santa Terezinha. Ainda, se fazem presentes granulitos e granitóides milonitizados da sequência Campinorte, bem como as coberturas metassedimentares pertencentes do grupo Serra da Mesa, distribuídas na porção sudeste da área. E, são registradas ainda, intrusões tardi a pós tectônicas, representadas pela Suíte Faina e Leucogranitos Bom Jesus.A área V engloba rochas metaultramáficas (Unidade Ultramáfica), uma variedade de anfibolitos (Unidade Metavulcânica Máfica), rochas da Unidade Metassedimentar Química, Ortognaisses Mara Rosa, um extenso corredor de rochas da Unidade Hidrotermal e intrusões tardi- a pós-tectônicas do Leucogranito Bom Jesus. Esta área se destaca, estruturalmente, pela inflexão E-W que ocorre nas estruturas que possuem orientação preferencial NE-SW nas demais áreas do projeto, acompanhando o corredor hidrotermal.A região se destaca por hospedar importantes jazidas minerais, por exemplo, a mina de Chapada, situada ao sul da área de estudo, onde a empresa Lundin Mining realiza exploração de Cu-Au em depósito do tipo pórfiro. A norte, ocorrem mineralizações de Au orogênico, em exploração na mina de Posse pela empresa Hochschild Mining. Além disso, o depósito de Zacarias, sem atividade atualmente, registra ocorrência de Au-Ag-Ba de origem vulcanogênica. Do ponto de vista prospectivo e metalogenético, a área V registra ocorrências de minérios de cobre sulfetado e carbonatado, representativos do sitema Cu-Au Pórfiro e Au Orogênico, respectivamente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.