Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36575
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_HeitorBitencourt_MiguelCosta_tcc.pdf30,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho de mapeamento geológico final área X Projeto Mara Rosa
Autor(es): Bitencourt, Heitor Augusto
Costa, Miguel Oliveira da
Orientador(es): Oliveira, Claudinei Gouveia de
Della Giustina, Maria Emília Schutesky
Dantas, Elton Luiz
Gonçalves, Guilherme de Oliveira
Roig, Henrique Llacer
Viegas, Luís Gustavo Ferreira
Hauser, Natalia
Vidotti, Roberta Mary
Souza, Valmir da Silva
Assunto: Arco Magmático de Goiás (Geologia)
Mapa geológico
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: BITENCOURT, Heitor Augusto; COSTA, Miguel Oliveira da. Trabalho de mapeamento geológico final área X Projeto Mara Rosa. 2023. 203 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Geologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023
Resumo: O Projeto Mara Rosa representa o Trabalho Final de Graduação em Geologiado ano de 2022, executado no âmbito do Instituto de Geociências da Universidade deBrasília. O trabalho teve como objetivo principal a confecção de mapa geológico, emescala 1:25.000, em parte dos municípios de Mara Rosa e Alto Horizonte, localizadosna porção norte do estado de Goiás. A área mapeada totaliza 665,5 km², sendodividida em 11 subáreas, sendo o presente relatório correspondente aos resultadosda Área X. O Projeto Mara Rosa abrange parte de dois grandes domíniosgeotectônicos principais, a saber, o Arco Magmático de Goiás - Segmento Mara Rosa,de idade neoproterozoica, e o Arco Magmático Campinorte, correspondente aoembasamento paleoproterozoico da região. As unidades descritas na Área X incluem:Sequência Metavulcanossedimentar Campinorte, intrusões paleoproterozoicas daSuíte Pau de Mel, Complexo Granulítico Uruaçu, Sequência MetavulcanossedimentarMara Rosa, Ortognaisse Amarolândia, Grupo Serra da Mesa e as rochas intrusivastardi a pós-tectônicas Leucogranitos Bom Jesus, sendo que os terrenospaleoproterozoicos afloram, no contexto do Projeto Mara Rosa, exclusivamente naÁrea X. Os dados adquiridos em campo, juntamente com análises petrográfica eestruturais posteriores, resultaram na identificação de quatro episódiosdeformacionais na região, associados à evolução do Arco Magmático Mara Rosa, bemcomo na identificação de metamorfismo em fácies xisto verde a granulito, e potencialmetalogenético associado, principalmente, a sistemas pórfiro, orogênico eresidual/supergênico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.