Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36573
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DouglasSantos_FelipeOliveira_MuriloFaccioli_tcc.pdf26,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto Mara Rosa Área IX
Autor(es): Santos, Douglas Alves dos
Oliveira, Felipe Alves de
Faccioli, Murilo Machado
Orientador(es): Oliveira, Claudinei Gouveia de
Dantas, Elton Luiz
Viegas, Luís Gustavo Ferreira
Della Giustina, Maria Emília Schutesky
Hauser, Natalia
Vidotti, Roberta Mary
Souza, Valmir da Silva
Assunto: Arco Magmático de Goiás (Geologia)
Mapa geológico
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: SANTOS, Douglas Alves dos; OLIVEIRA, Felipe Alves de; FACCIOLLI, Murilo Machado. Projeto Mara Rosa Área IX. 2023. 223 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Projeto Mara Rosa compreende o trabalho de mapeamento final da graduação em Geologia pela Universidade de Brasília do ano de 2023. O presente trabalho envolve os processos envolvidos na elaboração de um mapa geológico na escala de 1:25000, realizado no noroeste de Goiás entre os municípios de Mara Rosa e Alto Horizonte. O projeto é o é composto 30 alunos agrupados em 11 áreas, perfazendo aproximadamente 628 km2. O projeto Mara Rosa expandiu as ocorrências do Arco Magmático Campinorte compartimentando em Complexo Granulítico Uruaçu, Suíte Pau de Mel e Sequência Metavulcanossedimentar Campinorte subdividida em unidades Metassedimentares Psamo-pelíticas e unidade Metavulcânica Félsica. A Sequência Mara Rosa foi individualizada nas subunidades Metaultramáfica, Metavulcânica Máfica, Metassedimentar Psamo-pelítica, Metassedimentar Química, Ortognaisses dioríticos à tonalíticos e, por fim, Ortognaisse diorítico Amarolândia. A sequência Santa Terezinha foi compartimentada em uma sequência contendo subunidades metamáfica-ultramáficas, metassedimentares, metassedimentares químicas e ortognaisses tonalíticos associados. No contexto das sequências Metavulcanossedimentares foi individualizada ainda uma Sequência hidrotermal composta por membros aluminosos e calcissilicáticos. O Grupo Serra da Mesa Ocorre discretamente no sudoeste do projeto dispondo-se de unidades metassedimentares psamo-pelíticas. Por fim, há a ocorrência de Intrusivas Tardi a Pós-Tectônicas, que no projeto foram individualizadas como Plúton Faina, Leucogranito Bom Jesus e Metaplutônicas Máficas. O presente relatório detalhou das unidades que ocorrem na Área IX, a saber, as Metavulcânicas Máficas subdividindo-a em duas subunidades, a Metassedimentar psamo-pelíticas e Ortognaisse Amarolândia pertencentes a Sequência Mara Rosa, as Metaplutônicas Máficas e o Leucogranito Bom Jesus. Discute-se ainda, a dinâmica estrutural nas zonas de cisalhamento nas bordas do Amarolândia e sua respectiva contribuição na geração de mineralizações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.